Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Exposição fotográfica “Os Guarani Mbyá” chega a Pelotas

31 outubro
09:11 2018

O fotógrafo Danilo Christidis conviveu durante sete anos com uma comunidade Guarani a fim de ensinar Vherá Poty a fotografar. Entretanto, as coisas tomaram um novo rumo. Foi Christidis que passou a aprender sobre o mundo de seu aluno. O fruto disso é a mostra fotográfica “Os Guarani Mbyá”, que chega a Pelotas por meio do Arte Sesc – Cultura por toda parte. A exposição está aberta à visitação até 8 de dezembro, no Museu do Doce (Casarão 8), localizado na Praça Coronel Pedro Osório. A entrada é gratuita e a visitação ocorre de terça a domingo, das 14h às 18h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-6093, no site www.sesc-rs.com.br/pelotas e na página www.facebook.com/sescpelotas.

Atração do projeto Arte Sesc está aberta à visitação até 8 de dezembro

Atração do projeto Arte Sesc está aberta à visitação até 8 de dezembro

Além da exposição, até 1º de novembro acontece o “Seminário Guarani Mbyá: Ações e experiências contemporâneas”, na Bibliotheca Pública Pelotense. Com diversas mesas de debate, confira abaixo a programação completa do evento que iniciou no dia 30/10. As inscrições são gratuitas, as vagas são limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail para [email protected] ou presencialmente na data do evento.

Os Guarani representam uma das maiores populações indígenas do Brasil, cerca de 34 mil pessoas, sendo que aproximadamente 3 mil deles vivem no Rio Grande do Sul, distribuídos em mais de 20 comunidades. Em 2008, Danilo Christidis começou a visitar Vherá Poty em sua aldeia a fim de ensiná-lo a fotografar. Não demorou muito para que os papéis se invertessem. Poty se mostrou um fotografo muito talentoso e então passou a ensinar Danilo a como perceber sua comunidade, sua cultura, costumes e formas de pensar o mundo. A partir de então, a dupla visitou 15 aldeias e documentou seus cotidianos. O trabalho originou um livro quadrilíngue e a exposição.

        Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

“Os Guarani Mbyá” – Pelotas 
Exposição: até 8 de dezembro
Visitação: de terça-feira a domingo
Classificação: Livre
Horário: 14h às 18h30
Local: Museu do Doce (Casarão 8) – Praça Coronel Pedro Osório

Seminário Guarani Mbyá: Ações e experiências contemporâneas
Local: Bibliotheca Pública Pelotense
Inscrições: pelo e-mail para [email protected] ou presencialmente na data do evento

Dia 30/10/18

Mesa de abertura – Os Guarani Mbyá
Horário: 14h às 18h
Com a participação: Sergio Baptista da Silva (UFRGS), Vherá Poty e Danilo Christidis

Abertura oficial do evento – com representantes das instituições parceiras
Horário: 19h às 22h
Visitação guiada à exposição com os fotógrafos
Vherá Poty
Danilo Christidis

Dia 31/10/18

Mesa Estética, Canto e a Música Guarani 
Horário: 14h às 18h
Com a participação: Marilia Stein (UFRGS), Mario de Souza Maia (UFPel), Vherá Poty e Danilo Christidis

Mesa A Temática Indígena na Escola
Horário: 19h às 22h
Com a participação: Lori Altmann (UFPel), Maria Aparecida Bergamaschi (UFRGS), Vherá Poty e Danilo Christidis

Dia 01/11/18

Mesa Ações Afirmativas e Estudantes Indígenas
Horário: 14h às 18h
Com a participação: Alexandre Carriconde Marques – Coordenador da Coordenação de Inclusão e Diversidade (UFPel), Daiane Teixeira Gautério – Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (FURG), Karen Bruck – Socióloga da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (UFRGS), Vherá Poty e Danilo Christidis

Mesa Ações Afirmativas: Relatos de Experiências Estudantes Universitários Indígenas das Instituições UFPel, UFRGS, FURG
Horário: 19h às 22h
Com a participação: Vherá Poty e Danilo Christidis

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções