Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Exposição na Prefeitura inspira empoderamento feminino

Exposição na Prefeitura inspira empoderamento feminino
11 março
10:34 2020

Quem passar pelo Paço Municipal até dia 31 de março poderá se inspirar com as histórias de 50 mulheres retratadas na exposição “Basta, pelo apoio ao empoderamento feminino”, da estudante de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Michele Brum. Dando continuidade ao trabalho de conclusão de curso, a fotógrafa levou para dentro da Prefeitura a singularidade feminina, destacando a irreverência e trajetória de cada mulher ali apresentada. A mostra pode ser conhecida na Sala Frederico Trebbi, saguão do prédio.

“A ideia é que todas que entrarem aqui se sintam representadas. O empoderamento é o contrário da misoginia. Precisamos falar sobre isso, principalmente com as meninas e jovens, considerando o número tão alto de feminicídios e violência contra a mulher”, defendeu Michele, que deseja levar o trabalho às escolas, a fim de incentivar a conversa sobre o tema.

A prefeita Paula Mascarenhas, uma das 50 mulheres fotografadas, esteve na exposição nesta segunda-feira e lembrou a realização da Semana da Mulher, em Pelotas, aberta oficialmente neste domingo, no Parque da Baronesa. “Estas fotografias, que retratam diversas mulheres da sociedade pelotense – ligadas a instituições, movimentos sociais, entre outros –, contam um pouco da luta pela emancipação feminina”, observou.

Cinquenta fotografias apresentam singularidades de 50 mulheres pelotenses até dia 31

Cinquenta fotografias apresentam singularidades de 50 mulheres pelotenses até dia 31

REPRESENTATIVIDADE

Além do Executivo Municipal, diversos segmentos e profissões estão presentes – juíza, artista, policial, líder comunitária, dona de casa, escritora, entre outros. As individualidades de cada uma delas foram registradas pelas lentes de Michele para inspirar tantas outras meninas e mulheres.

Quem também figura entre as imagens é Luciana Custódio, a nova coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em Pelotas. Frases de personalidades importantes no movimento feminista, como as filósofas Judith Butler e Djamila Ribeiro, ajudam a compor o convite ao empoderamento feminino. “Agradeço à Prefeitura pela oportunidade de trazer a exposição e à prefeita que, para mim, é um exemplo de mulher empoderada, sendo a primeira prefeita de Pelotas”, disse a fotógrafa.

Vídeos nas redes sociais de Michele Brum também serão divulgados, ao longo desta semana, para mostrar outras cem fotografias ligadas ao projeto. Além disso, o material terá cunho informativo, trazendo reflexões sobre o empoderamento e dados acerca do trabalho da Prefeitura nesta área.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções