Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Exposição Saberes e Sabores da Colônia abre hoje(12) na Feira do Livro

12 novembro
15:49 2014

Está sendo montada nesta quarta-feira(12), na Feira do Livro de Pelotas (Casarão 6), a Exposição Saberes e Sabores da Colônia, que apresenta os resultados da pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt), a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura – GEPAC e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS/UFPel. A professora Renata Menasche é a coordenadora da pesquisa, cabendo à professora Claudia Turra Magni a coordenação da elaboração dos produtos imagéticos.

A pesquisa

Entre 2011 e 2013, a equipe reunida em torno da agenda de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia percorreu a Serra dos Tapes, buscando conhecer, especialmente a partir da observação das práticas alimentares, a diversidade que contempla colonos de distintas origens étnicas e a cultura camponesa que compartilham.

Contando com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o trabalho foi conduzido a partir da parceria entre Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (GEPAC), Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA/UFPel) e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/UFPel).

Os resultados estão disponíveis em artigos, monografias, dissertações e no livro Saberes e Sabores da Colônia(Ed. UFRGS). E também nos produtos imagéticos elaborados (aí incluído o conjunto de banners em anexo). Através desses produtos, a equipe agradece a acolhida e parceria no trabalho de famílias e comunidades rurais que participaram da pesquisa e reafirma a solidariedade com sua luta e o compromisso com a salvaguarda de sua cultura alimentar.

Equipe de pesquisa: Caio Moreto Mazzilli, Carmen Janaína Batista Machado, Carolina Vergara Rodrigues, Claudia Turra Magni, Danielle Neugebauer Wille, Evander Eloí Krone, Flávia Charão Marques, Giancarla Salamoni, Hamilton Bittencourt, Losane Hartwig Schwartz, Mártin César Tempass, Maurício Schneider, Mauro Bruschi, Patrícia dos Santos Pinheiro, Patrícia Postali Cruz, Raquel Rau, Renata Menasche (coordenadora), Sablina Clasen de Paula.

saberes e sabores

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções