EXTREMOS : Inter é líder, Grêmio lanterna
Os goleiros Nicolas e Marcelo Lomba foram decisivos para que São Paulo e Internacional empatassem por 0 a 0 neste domingo, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. O ponto somado manteve o Colorado na liderança do Campeonato Gaúcho, com 16 pontos, superando o Brasil no saldo de gols. Já o Leão do Parque segue na zona de rebaixamento, porque o Novo Hamburgo venceu o São Luiz por 1 a 0 – também ontem -, no Estádio do Vale, e saiu do Z-2.
Ao empatar o Inter deu sua contribuição para que o Grêmio caísse para a lanterna do Gauchão. Em caso de derrota da equipe rio-grandina, o Tricolor subiria uma posição, levando vantagem no saldo de gols. O técnico Odair Hellmann escalou a equipe reserva nesse jogo em Rio Grande, mas, entre eles, dois novos titulares. Lomba irá substituir Danilo Fernandes, que vai parar 20 dias em função de uma lesão muscular. O mesmo tipo de lesão tira William Pottker de ação. A vaga será de Nico López.
Já o São Paulo segue pressionado. Não vence há seis partidas. A torcida quer a saída do técnico Claiton Santos, que está prestigiado pela diretoria. O reforço fora de campo é o experiente Ernesto Guedes, que assumiu a gerência do futebol.
SÃO PAULO
Nicolas; Falcão, Pedro, Gulith e Anderson Pico; Leanderson, Diguinho, Ton (Thiago Silva), Diogo (Feijão) e Janderson; Brandão (Rafael Pilões). Técnico: Claiton dos Santos.
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Ruan (Claudio Winck), Rodrigo Moledo, Thales e Uendel; Charles, Gabriel Dias, Juan Alano, Camilo (Wellington Silva) e Nico López; Roger (Marcinho). Técnico: Odair Hellmann.
- Local: Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande
- Árbitro: Anderson Daronco
Grêmio luta contra rebaixamento
Com apenas quatro pontos em sete rodadas no Gauchão, o Grêmio volta a ocupar a lanterna do Gauchão
Para chegar à fase de quartas de final do Campeonato Gaúcho, o Grêmio depende de três vitórias em quatro jogos. A tarefa ficou mais complicada para os tricampeões da América com a derrota de 2 a 1 para o Veranópolis, sábado, no Antônio David Farinas, em Veranópolis. Com quatro pontos em sete partidas, o Imortal vive a situação constrangedora de ser o lanterna da competição
A projeção é da necessidade de 13 pontos para se classificar à próxima fase do Gauchão. Desta forma, o Grêmio terá enfileirar uma sequência de pelos menos três vitórias nos jogos com Novo Hamburgo e São Paulo na Arena (incrível, mas os dois jogos são confrontos diretos contra o rebaixamento pela atual tabela de classificação); Juventude e Internacional fora de casa. Para escapar do rebaixamento, a matemática é de mais duas vitórias.
Na partida de sábado o técnico Renato Portaluppi escalou a equipe reserva, mas reforçada de Ramiro e Alisson. Os titulares foram preservados para a decisão da Recopa, quarta-feira, contra o Independiente, na Arena. O Grêmio ficará com o título em caso de vitória. Se houver empate (foi 1 a 1 na primeira partida), a definição do título vai para a prorrogação e, se necessário, para os pênaltis.
O Veranópolis fez 1 a 0 numa linda conclusão de Felipe Mattioni, que se aproveitou de erros na saída de jogo por Bressan. O lateral, que jogou no meio-campo, mandou a bola no ângulo. O Grêmio empatou aos sete minutos do segundo tempo, com Thonny Anderson. Em seguida, aos 11, Bertotto, de cabeça, fez o segundo do VEC. A bola mal passou a linha, depois da tentativa de defesa e falha de Paulo Victor.
VERANÓPOLIS
Reynaldo; Vinícius Bovi, Rafael Bonfim, Leo D’Agostini e Romano; Bertotto, Felipe Mattioni (William Paulista), Eduardinho, Talles Cunha (Fabrício) e Juba; Wesley (Matheus Lagoa). Técnico: Julinho Camargo.
GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Michel, Ramiro, Thaciano (Vico), Lima (Maicosuel) e Alisson; Thonny Anderson (Dionathã). Técnico: Renato Portaluppi.
- Local: Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis
- Árbitro: Jean Pierre Lima
- Gols: Felipe Mattioni (26min do primeiro tempo); Thonny Anderson (7min) e Bertotto (11min do segundo tempo)
Oitava rodada
Sábado, 17/2
- Cruzeiro 0x1 Avenida
- Veranópolis 2×1 Grêmio
Domingo, 18/2
- São Paulo 0x0 Internacional
- Brasil 2×0 São José
- Novo Hamburgo 2×0 São Luiz
Segunda-feira, 19/2
- Caxias x Juventude
Nona rodada
Sexta-feira, 23/2
- Caxias x Brasil
Sábado, 24/2
- Grêmio x Novo Hamburgo
Domingo, 25/2
- Internacional x São Luiz
- Juventude x Cruzeiro
- São José x São Paulo
- Avenida x Veranopolis