Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

Falta de camarão na lagoa frustra expectativa de boa safra

Falta de camarão na lagoa frustra expectativa de boa safra
12 janeiro
13:27 2024

Quantidade de chuvas elevou o nível da lagoa e inviabilizou a entrada de água salgada. Comitê Gestor das Feiras de Pescado reúne-se para debater situação

Tradicional evento anual, na Colônia de Pescadores Z3, para marcar a abertura da temporada de captura do camarão, que começa dia 1º de fevereiro, não será realizado nessa data. A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor das Feiras de Pescado, nesta quinta-feira (11), em razão da falta do crustáceo na Lagoa dos Patos, em consequência do volume de chuvas registrado na região de Pelotas e no Estado no ano passado. A grande quantidade de precipitações elevou o nível da lagoa, o que inviabilizou a entrada de água salgada condutora das larvas do crustáceo.

Comitê fará reuniões periódicas de avaliação – Fotos: Divulgação/SDR

A Prefeitura informa que o Comitê decidiu promover o evento deste ano no fim da temporada, que se encerra dia 31 de maio. Existem expectativas quanto a mudanças das condições climáticas nos próximos meses, que favoreceriam a salinização da Lagoa dos Patos e o desenvolvimento do camarão.

A reunião do Comitê Gestor, integrado pela Prefeitura, Emater e entidades vinculadas à pesca, foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a participação da equipe, e também contou com representantes da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, da Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, das colônias de pescadores, e Associação dos Pescadores Feirantes da Z3 e Balsa.

De acordo com o diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Robinho Botelho, o Comitê definiu que se reunirá, para avaliar a situação, sempre na última sexta-feira de cada mês.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções