FARROUPILHA : Competência contestada
Na véspera da eleição para presidente do Farroupilha, a competência para convocar uma assembleia é tema de divergência entre o presidente do Conselho Deliberativo Ewaldo Poeta e do presidente do clube Reginaldo Bacci. Os editais de convocação confirmam a divisão entre os dois dirigentes, o que pode ter desdobramento na eleição marcada para esta quinta-feira.
Sem querer se aprofundar na questão que gera nova polêmica no clube, Poeta diz que o edital publicado nesta terça-feira tem a finalidade de reforçar que apenas o Conselho Deliberativo possui competência para chamar uma assembleia de conselheiros e associados. Conforme o artigo 79 do estatuto do clube, a Assembleia Geral tem a competência “exclusivamente de eleger o Conselho Deliberativo, e em seu parágrafo 1º, determina que qualquer outro ato, dela emanado, será nulo e inoperante”.
O edital reforça ainda, que, de acordo com o artigo 84 do estatuto, o Conselho Deliberativo é o Poder Soberano, e o Órgão de Manifestação Coletiva.
Bacci assinou o edital publicado no dia 5 pelo DIÁRIO DA MANHÃ, chamando os conselheiros, associados e diretores para a assembleia para a próxima sexta-feira. O que mais intriga é a construção da Nova Arena Nicolau Fico – se isso implicaria ou não na venda da atual área do estádio tricolor. Para a venda, a questão teria que passar pela decisão do Conselho Deliberativo (a não ser que houvesse mudança no estatuto do clube, dando poderes ao presidente do clube).
Quanto à possibilidade de concorrer com Bacci na eleição de amanhã, Poeta voltou a negar a intenção de apresentar seu nome como candidato a presidente. Ele frisou que as candidaturas devem ser apresentadas às 19h, diretamente à mesa que irá presidir os trabalhos no processo eleitoral do Farroupilha.
ÉBER FORA – Candidato derrotado na eleição passada no Farroupilha, Éber Morales descartou ontem a hipótese de novamente colocar seu nome à disposição dos conselheiros tricolores. “Não tem como, isso é tudo armado”, afirmou.
Morales aposta na vitória de Poeta (ou de candidato indicado por ele) diante de Reginaldo Bacci, que concorre à reeleição. Mas nenhum terá seu voto. “Não vou apoiar nenhum deles”, garantiu.