Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Farroupilha : Géverton Duarte diz “Vamos chegar a algum lugar”

17 fevereiro
08:32 2014
apresentação farroupilha - alisson  (1)

Grupo de jovens vai representar o Farroupilha na Terceirrona, que se tornou competição sub-23
Foto: Álisson Assumpção/DM

Com otimismo em alta, o Farroupilha abriu a temporada de 2014 na terça-feira da semana passada. Houve troca de diretoria e gente nova chegando para trabalhar no clube. A estrutura de apoio ao futebol está sendo melhorada. O grupo de jogadores é formado por jovens, que querem evoluir na carreira – até porque a Terceirona se tornou uma competição da categoria sub-23. Os remanescentes do ano anterior são os membros da comissão técnica: Géverton Duarte (treinador), Pedro Garcia (preparador físico) e Sandro Pires (preparador de goleiros).

“A comissão técnica já tinha cobrança e agora vai se cobrar ainda muito mais por resultados. Não sei se vamos conseguir subir, mas é certo que vamos chegar a algum lugar”, profetiza Géverton Duarte, 46 anos. “Se no ano passado, com muito menos, conseguimos alguma coisa boa, porque não sonhar agora com coisas bem maiores”, completa o treinador, lembrando a campanha na Sul/Fronteira de 2013. Na oportunidade, o Farroupilha, apesar de estrutura precária, chegou à fase semifinal dos dois turnos.

ESTRUTURA – A nova diretoria se comprometeu em dotar o Farroupilha de uma estrutura verdadeiramente profissional para 2014. “Quem assumiu o clube, chegou sendo sabedor das necessidades”, salienta Géverton. Ela aponta – como primeiro sinal de um novo tempo – o período de 40 dias de treinos antes da estreia na competição. “Esse foi o grande déficit que nós tivemos no ano passado, tanto que só fomos dar uma melhorada, após aquela parada (espaço entre os dois turnos da Sul/Fronteira)”, comenta.

Géverton espera um ano de sucesso no Farroupilha. “Não vai passar em branco”

Géverton espera um ano de sucesso no Farroupilha. “Não vai passar em branco”

Ainda sobre essa questão de estrutura, os jogadores fazem três refeições diárias custeadas pelo clube – locais (restaurante e padaria) próximos ao Nicolau Fico. Os salários, de acordo com o vice-presidente de futebol Eduardo Bastos, serão pagos em dia. Aos atletas vai caber o rendimento dentro de campo. “É uma chance única para cada um deles”, enfatiza o treinador.

JOVENS – A Terceirona se transformou numa competição da categoria sub-23, cuja finalidade é possibilitar que os clubes sejam formadores de jogadores. “Eu concordo com essa mudança. Isso diminuiu os gastos dos clubes e permite o surgimento de novos valores. Já era para ter ocorrido antes”, afirma Géverton Duarte. Cada equipe poderá inscrever até três atletas com mais de 23 anos.

O Farroupilha conta com quatro jogadores acima dessa idade limite: Kesler (tem 22 anos, mas como disputou jogos da primeira divisão do Mato Grosso neste ano pelo Operário de Várzea Grande, “queima” uma das vagas de atletas com mais de 23 anos), Evandro Garcia, Nilier e Cristiano. Géverton terá que “cortar” um deles da lista de inscrito para o campeonato. “Por enquanto, todos estão dentro”, afirma. Há o compromisso da diretoria de manter no grupo aquele jogador que sobrar da relação de inscritos, visando à copa do segundo semestre.

ADVERSÁRIOS – Os adversários do Farroupilha no Grupo A da Terceirona são Guarany de Bagé, Bagé, Rio Grande, São Gabriel, Sapucaiense e Estância Velha. Os quatro primeiros colocados ao final de cada turno passam para as quartas de final. “Não estou olhando para os adversários, mas sim preocupado com a minha equipe. Tenho dito: tradição não quer dizer nada. No ano passado, o Rio Grande, o Guarany e o Bagé não chegaram a lugar nenhum. Quem subiu foi o Nova Prata, o Tupi e o Marau. Eu acredito é no trabalho”, diz o técnico tricolor.

DESAFIO – Desde 2007, o Farroupilha não mantinha o treinador de uma temporada para a outra subsequente. Por coincidência, o último a ter essa condição de continuidade foi justamente Géverton Duarte. Sete anos depois, ele continua com a confiança de aproveitar a oportunidade no Tricolor para evoluir na carreira. “Essa oportunidade representa tudo para mim. Fui contratado em dezembro, o trabalho começou 40 dias antes do campeonato. Podem ter certeza que esta chance não vai passar em branco. Estou com muita vontade de vencer”, conclui.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções