Farroupilha vê indício de escalação irregular
O Farroupilha vê indícios de irregularidade nas escalações de Rio Grande e Guarany em jogos da Segunda Divisão. O clube pelotense teria formalizado à denúncia ao Tribunal de Justiça Desportiva. Em caso de punição, os clubes perdem os três pontos do jogo em que houve escalação irregular e mais os pontos conquistados na partida. Isso tira o Rio Grande das quartas de final do segundo turno e também permite que o Tricolor do Fragata passe à frente do Guarany, voltando assim à competição.
O entendimento do Farroupilha é que o regulamento da Segunda Divisão estabelece limite de três jogadores com idade superior a 23 anos por jogo. Estão incluídos também nesta condição os atletas que tenham disputado a primeira divisão nesta temporada – mesmo que estejam com menos de 23 anos.
O Rio Grande entende que são três jogadores acima de 23 anos e mais três oriundos de times da primeira divisão, desde que com idade inferior a 23 anos. Já o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, disse ao repórter Eduardo Costa, da Rádio Pelotense, que os clubes podem escalar até três jogadores acima de 23 anos e mais um de “primeira divisão”, desde que não tenha ainda completado 23 anos. Ou seja, exatamente o que ocorreu com Guarany e Rio Grande.
A procuradoria do TJD não se manifestou se irá considerar procedente a denúncia do Farroupilha. Ocorre que está marcada para amanhã a rodada de ida das quartas de final, com o Rio Grande enfrentando o Palmeirense.