FAZER HISTÓRIA : Brasil precisa matar Leão na Ilha
Xavante enfrenta Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, buscando inédita vitória na Copa do Brasil
A classificação para a terceira fase da Copa do Brasil representa muito para o Xavante. Além de seguir fazendo história na competição nacional – o Brasil nunca havia passado da primeira etapa -, a questão financeira é fator de motivação a parte. Se passar pelo Avaí, nesta quinta-feira, às 19h15, na Ressacada, em Florianópolis, o clube rubro-negro irá embolsar R$ 1.450.000,00 de premiação e mais 60% da renda dessa partida. E mais: a condição de fazer dois jogos com o Vasco da Gama na sequência do torneio.
Em ascensão no Campeonato Gaúcho desde que Gustavo Papa assumiu o comando da equipe, o Rubro-Negro terá uma tarefa difícil na capital catarinense. O Avaí está invicto em casa nesta temporada, com cinco vitórias e um empate. Como mandante, o time treinado por Geninho marcou 14 gols e a defesa ainda não foi vazada. Na fase anterior da Copa do Brasil, o Avaí se classificou com vitória por 4 a 1 diante do Real Ariquemes, em Roraima. Já o Xavante passou com empate por 0 a 0 diante do Tubarão em Santa Catarina.
Nesta fase do torneio, o empate no tempo normal leva a decisão para os pênaltis. Na etapa anterior o empate favorecia ao time visitante (e, por isso, o Xavante se classificou com o zero a zero diante do Tubarão). Já na terceira fase, os confrontos serão disputados em dois jogos, mas – como no ano passado – não existe mais o saldo qualificado. Em caso de dois resultados iguais, a decisão da vaga vai para os pênaltis.
ESTRATÉGIA – O técnico Gustavo Papa assegura que o Brasil não pode se preocupar apenas em se defender nesse jogo com o Avaí. “Ninguém consegue se defender 90 minutos, não tem como. Você tem que atacar. A gente tem nossa maneira de jogo, que a gente acha interessante, e vamos armar uma boa estratégia para esse jogo. O Avaí é uma grande equipe, uma equipe de Série A de Brasileiro. Um time bem organizado dentro de campo, com mudança de sistema dentro do jogo. É muito interessante, é muito difícil de acontecer… Isso mostra o quanto é bem treinada a equipe do Avaí”, destaca o treinador.
Papa não poderá contar ainda com Douglas Baggio, Luiz Eduardo e Rodrigo Aguiar, que seguem lesionados. Quem estará à disposição do treinador é o volante Washington, que se recuperou de uma conjuntivite. É possível que Gustavo Papa volte a optar pelo sistema com três volantes – como fez contra o Grêmio, quando Diogo Oliveira ficou no banco de reservas. Nierley, Michel e Branquinho devem se manter entre os titulares.
Partida para derrubar dois tabus
O Avaí conta com o fator Ressacada para superar o Brasil e seguir em frente na Copa do Brasil. A equipe catarinense está na liderança do Campeonato Catarinense, com 23 pontos – um a mais do que o Figueirense. Apesar do bom momento, o técnico Geninho alerta para o crescimento de produção do adversário no Gauchão. Ele disse que ficou de “orelha em pé” ao assistir a vitória do Xavante por 3 a 1 diante do São José na semana passada.
Geninho tem feito revezamento entre os jogadores – inclusive, entre os goleiros. Glédson, Lucas Freigeri e Wladimir tiveram oportunidade de jogar neste começo de tempo. Na partida desta noite o ex-jogador do Santos será escalado para começar a partida. O destaque do time é Daniel Amorim, que marcou duas vezes na partida da primeira fase da Copa do Brasil e tem outros cinco gols no Catarinense.
RETROSPECTO – Para se classificar à terceira fase da Copa Brasil, o time xavante espera quebrar dois tabus: vencer pela primeira vez no torneio nacional (até agora são quatro derrotas e um empate) e ganhar pela primeira vez na Ressacada. É verdade que pode passar de fase com o empate – desde que vença nos pênaltis.
Quem costuma se dar bem nos confrontos com o Avaí é o zagueiro Leandro Camilo, que marcou três vezes em nos jogos três jogos (duas vezes na vitória por 3 a 0 na Série B de 2016 e outro gol na competição nacional do ano passado). (Dados estatísticos do pesquisador Izan Müller)
AVAÍ
Wladimir
Alex Silva
Betão
Marquinhos Silva
Igor Fernandes
Ricardo
Pedro Castro
Matheus Barbosa
João Paulo
Daniel Amorim
Getúlio
Técnico: Geninho
BRASIL
Carlos Eduardo
Ricardo Luz
Nirley
Leandro Camilo
Pará
Leandro Leite
Washington
Diogo Oliveira (Sousa)
Daniel Cruz
Branquinho
Michel
Técnico: Gustavo Papa
- Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis/SC
- Data: 7/3/2019 (quinta-feira)
- Horário: 19h15
- Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (PB)
- Assistentes: Oberto da Silva Santos (PB) e Kildenn Tadeu Moraes de Lucena (PB)
- Quarto árbitro: Fernando Henrique Miranda (SC)