Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Fecomércio-RS: Intenção de Consumo dos gaúchos sobe, mas segue inferior ao ano passado

Fecomércio-RS: Intenção de Consumo dos gaúchos sobe, mas segue inferior ao ano passado
17 outubro
13:17 2013

Comércio ColchãoA pesquisa que mede a Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) registrou em outubro 119,4 pontos, um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior e queda de 8,6% na comparação ao mesmo período do ano passado. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (17) pela Fecomércio-RS, mostram a continuidade do cenário dos últimos meses: a melhora na relação com o mês anterior é insuficiente para devolver o indicador para o mesmo patamar de 2012.

Na avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a inflação acumulada nos últimos 12 meses permanece alta, corroendo a renda real das famílias, e a elevação de juros são fatores que contribuem para conter o otimismo. “Fica evidente também que as manifestações de junho e aquelas que ainda acontecem em todo o país ressaltaram os aspectos negativos da estrutura econômica brasileira, o que colaborou para redução da confiança das famílias”, disse.

O patamar otimista do ICF-RS continua sendo influenciado, em grande parte, pelos componentes de emprego e renda atual que respondem de forma direta à conjuntura atual de baixa desocupação no mercado de trabalho. Na comparação interanual, o movimento de queda foi explicado pela queda de todos os indicadores, com exceção de nível atual de consumo (+2,7%) e acesso ao crédito (14,8%).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções