Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Feira agroecológica: gestores debatem novo local de instalação

Feira agroecológica: gestores debatem novo local de instalação
05 dezembro
07:38 2013

Uma proposta de vincular o espaço da Associação Rural de Pelotas com a agricultura familiar, através da remoção da feira agroecológica do entroncamento das avenidas Dom Joaquim e República do Líbano para dentro do parque da Associação foi debatida entre a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, e o presidente da Associação, Rodrigo Costa, no final da tarde desta terça-feira (03/12/13), na sede da Associação.

Paula disse que a prefeitura quer apoiar a agricultura familiar e que está à disposição para qualquer ação da Associação para viabilizar um novo local de comercialização da feira. “A prefeitura tem todo interesse de ver isso concretizado”, afirmou Paula, ao enfatizar que aguarda uma reunião da diretoria da Associação Rural para buscar uma solução jurídica e um novo encontro entre as entidades envolvidas.

A ideia de transferir a feira foi trazida à prefeitura pelo chefe Geral da Embrapa no final de novembro, quando esteve em audiência com a vice-prefeita.  Na ocasião, Pillon, além de propor a mudança do local da feira, também lançou a ideia de a Embrapa plantar pessegueiros ornamentais que não dão frutos, em algum trecho de acesso ao Município ou parte de alguma alameda.

No encontro de ontem, Pillon destacou que a feira oferece produtos de base ecológica, sem uso de insumos químicos há quase 18 anos. “A feira traz uma agricultura calcada na sustentabilidade em um espaço de interação com o urbano e rural. Qualificar o espaço em que um produto de qualidade diferenciada está sendo ofertado garante o sustento de muitas famílias”, destacou.

O presidente da Associação Rural, além de falar da logística interna e das regras do parque, sinalizou ser simpático à ideia da Associação abrigar a feira e adiantou que a proposta será levada para aval do conselho.

Também participaram da reunião, o superintendente de Serviços Urbanos da Sosu, Ubiratan Anselmo; a gerente de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge; o conselheiro da Associação Rural Elmar Hadler; o futuro presidente da Associação, José De Leon; o futuro vice-presidente da Associação, Jair Alves Pereira; o supervisor de Gestão de Inovação e Propriedade Intelectual da Embrapa, Daniel Aquine; e o presidente do Comder, Ricardo Vinhas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções