Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Feira de Ciências envolve rede municipal de escolas

Feira de Ciências envolve rede municipal de escolas
25 setembro
12:50 2013
Foto:Eduardo Beleske/Ascom

Foto:Eduardo Beleske/Ascom

A vice-prefeita Paula Mascarenhas e o assessor especial do Programa Boa Escola para Todos, Sadi Sapper foram conhecer cerca de 60 trabalhos das escolas da rede municipal, que fizeram parte da segunda etapa da III Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Pelotas, nesta terça-feira (24/09/13), no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense.

Organizado pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), a Feira teve objetivo de despertar em professores e estudantes a curiosidade e desenvolver o pensamento científico. Segundo Paula, essas iniciativas que cada vez reúnem mais pessoas, comprovam a seriedade da educação.

Entre os primeiros colocados da III Feira de Ciências está a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Marechal Ignácio de Freitas Rolim, com o trabalho “De olho no óleo”, desenvolvido pela professora Marla Heckler, com os alunos do Pré 2.

O trabalho desenvolvido com base no reaproveitamento do óleo de cozinha sugere que os resíduos, depois de serem utilizados, virem sabão em barra, evitando que seja descartado na pia ou no lixo, para amenizar alguns problemas ambientais. Para a aluna Marina Colares, 6 anos, e filha de um pescador, o interesse pelo reaproveitamento do óleo e o seu destino surgiu após ouvir o conto infantil Soldadinho de Chumbo, adaptado para questões ambientais. “Se o óleo chegar no rio e poluir, o meu pai não vai mais pescar”, explicou a menina.

Abaixo a receita do projeto vencedor da III Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Pelotas, para fazer sabão com o reaproveitamento do óleo de cozinha:

  • 500ml de óleo já utilizado
  • 100g de soda caústica
  • 100ml de água
  • 30ml de detergente
  • 50 ml de álcool

Modo de Fazer: Coloque o óleo em um recipiente, acrescente o detergente, a soda já diluída em 100 ml de água e misture bem. Depois que estiver bem misturado, por último, acrescente 50ml de álcool. Mexa rapidamente e despeje numa forma antes que o sabão endureça. O sabão pode ser utilizado após cinco dias para lavar louças e roupas e após uma ano para banho corporal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções