Feira de Ciências mobiliza mais de 300 alunos do Município
Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino, do pré a oitava série, foram desafiados a criar experiências científicas para integrar a quinta edição da Feira Ciências promovida pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed). A iniciativa resultou na produção de 126 trabalhos de 35 escolas municipais.
O quinto dia da Feira reuniu trabalhos de 19 escolas do Centro, Três Vendas, Fragata e Porto no auditório externo do Colégio Pelotense. “É a oportunidade de valorizar o trabalho desenvolvido na rede municipal na área das Ciências, além de incentivar a pesquisa”, salientou a supervisora de ensino da Smed, Eliane Schmidt.
COMPARTILHANDO O CONHECIMENTO
Sob os olhares curiosos dos visitantes do evento, as alunas Samantha Beduhn, Lauren Medeiros e Thamires Lopes da Escola de Ensino Fundamental Independência explicavam entusiasmadas a experiência “Cromatografia” – um método de identificação de substâncias e purificação de misturas.
“O trabalho foi muito importante porque descobrimos coisas que não sabíamos”, contou Lauren. “O legal é ver as pessoas vindo até aqui querendo saber sobre a nossa experiência, e nós podendo explicar”, concluiu Thamires.
A professora Carla Dutra disse que o interesse dos estudantes da Escola pela proposta a deixou orgulhosa. “É uma forma de estimular a pesquisa, o gosto pelo conhecimento e pelos estudos, além de ser um incentivo para os professores também”, destacou Carla.
O julgamento dos melhores trabalhos ficou por conta de 16 jurados, entre supervisores da Smed e profissionais das áreas da Ciência e da Biologia da Universidade Federal de Pelotas e da Faculdade Anhanguera.
A ETAPA FINAL
Ao todo, 45 trabalhos serão selecionados para a etapa final da Feira, que ocorre dia 21, às 13h30min, no auditório do Pelotense. De cada núcleo participante, serão selecionados cinco trabalhos para a exposição: 15 trabalhos da zona rural, dez da região da Praia e do Areal e 20 da seletiva realizada nesta tarde.