Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Feira do Livro: Sandrini ministra oficina “O eu é um outro”

23 outubro
15:02 2014
Paulo Sandrini, estará na 42ª Feira  do Livro de Pelotas, nos dia 06, 07 e 08 de novembro

Paulo Sandrini, estará na 42ª Feira do Livro de Pelotas, nos dia 06, 07 e 08 de novembro

O designer, escritor, editor da Kafka Edições e professor universitário da UniBrasil, Paulo Sandrini, estará na 42ª Feira  do Livro de Pelotas, nos dia 06, 07 e 08 de novembro. Autor de obras ficcionais, como “Vai ter que engolir” (2001), e “O Estranho hábito de dormir em pé” (2003), Sandrini participará no dia 06 de uma mesa-redonda e nos dias 07 e 08 ministra oficina literária.

A mesa-redonda é aberta ao público e a oficina é gratuita. Interessados em participar da oficina devem solicitar a inscrição pelo e-mail da Secretaria de Cultura ([email protected]), informando nome completo e um telefone para contato.

Dentre suas obras estão “Códice d’incríveis objetos & histórias de lebensraum” (2005); “Osculum obscenum” (2008), um dos mais lembrados pela pesquisa realizada com críticos e literatos no jornal O Estado De São Paulo; “O Rei era assim” (2011) e “Exposição das tripas” (2014).

A feira tem como tema este ano “A cidade e suas narrativas” e acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, na Praça Coronel Pedro Osório.

Sobre o artista

Formado em Design Gráfico, Mestre e Doutor em Estudos Literários, pela UFPR, com pesquisa em literatura latino-americana contemporânea, na área dos Estudos Culturais, Sandrini participou das coletâneas “Contos cruéis: as narrativas mais violentas da literatura brasileira contemporânea” (Editora Garamond, 2006); 15 cuentos brasileros” (Comunicarte, Argentina, 2007), “90-00, cuentos brasileños contemporâneos” (Peru, 2009; México, 2011); “Futuro Presente” (Editora Record, 2009); “Geração Zero Zero, fricções em rede”, com os 21 melhores escritores surgidos no início do século 21 (Língua Geral, 2011), e 48 contos Paranaenses (2014). Publicou textos em jornais e revistas como Jandique, Rascunho, Oroboro, Coyote, Etc, Ideias, Cornélio, entre outros. Já ministrou oficinas de criação literária no Brasil e Venezuela, tendo seus participantes ganhado prêmios e bolsas para criação e pesquisa, tais como Prêmio Santander da Terceira Idade, Bolsa Funarte, Bolsa Itaú Rumos, Prêmio Barco a Vapor, Livrarias Curitiba, e finalistas de concursos como Paulo Leminski e Luiz Vilela, entre outros.

Sobre a oficina: O “eu” é um “outro”

Curso teórico e prático, com duração de nove horas (dois encontros de quatro horas e meia), pensado a partir de leituras analíticas e de prática de produção textual de literatura. Serão lidos textos de Bakhtin, Dostoievski (trechos de romance) e Tolstoi. O primeiro passo será fazer a análise dos textos literários com base no que diz o texto bakhtiniano, e depois, sim, criar um texto literário a partir das leituras e discussões surgidas nos encontros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções