Feira do Peixe oferece descontos nas compras
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a cadeia produtiva municipal, promovem até sexta-feira a 2ª Semana do Peixe. Os expositores do Mercado Central trabalham com descontos na venda do pescado e uma feira é montada na avenida Bento Gonçalves, entre Félix da Cunha e Gonçalves Chaves, para que famílias da Colônia Z3 comercializam seus produtos.
No primeiro ano em que foi realizado o evento, alguns feirantes chegaram a vender em média duas toneladas de peixe. “A semana faz com que as pessoas lembrem de consumir pescado e nós nos preparamos para esta venda mesmo sem conseguir pescar grandes quantidades. Pegamos peixe com outros pescadores, para ter bastante quantidade para o evento”, disse Maria de Lurdes da Costa Esteves, pescadora da Colônia Z3.
A SDR, que acompanha periodicamente 35 famílias e as mantém uniformizadas, garante a qualidade e procedência dos produtos. “Esta feira é realizada como uma alternativa de consumo do peixe além da Semana Santa”, explicou Dênis Carvalho, gerente da Secretaria.
A cadeia formada por pescadores, produtores, feirantes, comerciantes do Mercado Central, empresas processadoras e agentes governamentais envolvidos com a pesca ganhou novos membros em 2015, o que faz com que a expectativa de maiores lucros aumente nesta edição. De segunda a sexta-feira, a partir das 8h, as bancas do Mercado estão abertas e às 9h inicia a feira na Bento Gonçalves, com término da comercialização às 18h.
Às 13h de segunda-feira ocorreu o lançamento da Cartilha do Peixe, com informações sobre as vantagens do consumo de peixe, a programação da Semana e uma receita para o preparo de Tainha assada com pirão de camarão. A folheteria será distribuída nas feiras do evento.