Feira Municipal do pêssego tem aumento de mais de 105% em relação a 2020
A 8ª Quinzena do Pêssego superou as expectativas. Durante a Feira Municipal do Pêssego, em bancas localizadas no Centro e em bairros da cidade, foram comercializados 7.243 quilos da fruta in natura, contra 3.525 no ano passado. O cálculo aponta o aumento de mais de 105% de vendas diretas do produtor ao consumidor.
A Feira transcorreu de 26 de novembro a 11 de dezembro sob responsabilidade da Prefeitura e Emater, com a participação da Embrapa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas, da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, e contou com apoio do Sicredi.
“O resultado da Quinzena consolida o pêssego, nos âmbitos local, estadual e nacional, como a mais importante cultura do Município, impulsionadora de geração de renda e de postos de trabalho. O aumento das vendas, de mais do que o dobro em relação a 2020, foi resultado da qualidade da fruta, das novidades em variedades, preço justo, e safra favorecida pelo clima, além da dedicação do produtor e apoio do Poder Público e de entidades”, comenta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
O secretário destaca a importância socioeconômica da cultura do pêssego, pela geração de empregos desde os pomares até o consumidor e a indústria. A produção é responsável pala maior parte do PIB no agronegócio local, promovendo em torno de R$ 200 milhões em receita.
Durante a 8ª Quinzena do Pêssego, escolas da rede municipal inseriram a fruta no cardápio da merenda e, também, realizaram atividades específicas com os alunos, sobre a importância do cultivo e a tradição pelotense na produção.
A Feira Municipal do Pêssego, com a finalidade de divulgar a tradicional cultura, disponibilizou para os consumidores a fruta in natura, além de cucas, geleia, pessegada, doces e suco de fabricação colonial. Na zona rural de Pelotas, 605 famílias produzem pêssego em 3 mil hectares plantados. A colheita gera a industrialização de 30 milhões de latas de compota.