Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

FEMENI : Feira reúne mulheres negras e indígenas

FEMENI :  Feira reúne mulheres  negras e indígenas
30 novembro
08:56 2021

As empreendedoras estão reivindicando a realização formal das edições

Por Carlos Cogoy

Criado há quatro anos, o grupo Mulheres da Zona Oeste (MZO), empenha-se pelo fomento e divulgação de ações empreendedoras. Inicialmente, conforme a fundadora Luciana Custódio, houve a valorização da criatividade de mulheres do bairro Fragata, em especial da Guabiroba. Neste ano, porém, a iniciativa expandiu-se e chegou a outros locais da cidade. Além de novos espaços, o projeto também passou a contar com as parcerias do Coletivo Indígena, e Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD).

FEMENI – A Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas (FEMENI), acolhe empreendedoras que desenvolvem trabalhos artesanais, dedicam-se à culinária e também prestação de serviços. A primeira edição ocorreu no largo da Estação Férrea. Já no dia 20 de novembro, data nacional da Consciência Negra, as empreendedoras negras e indígenas, levaram os trabalhos até o Mercado Público. No sábado, dia 27, a exposição das 9h30min às 18h, esteve na Praça Fernando de Jesus na Guabiroba. O vice-prefeito Idemar Barz esteve prestigiando o evento, bem como o ex-vereador Luiz Carlos Mattozo.

REIVINDICAÇÃO – Luciana informa que a feira começou com quinze expositoras, e atualmente já conta com mais de quarenta. Muitas das mulheres trabalham na informalidade. Como reivindicação do coletivo de organizadoras, está a inserção nas edições do projeto Bairro da Gente da Prefeitura. Com isso, a perspectiva de valorizar outras empreendedoras de diferentes regiões da cidade, bem como difundir o trabalho daquelas que já estão participando. Para a inserção, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), apresentou emenda ao projeto de lei Bairro da Gente.

CALENDÁRIO também está entre as reivindicações do grupo. A ideia é que seja, formalmente definido, o cronograma de edições. A ideia, diz Luciana, é manter a programação na Guabiroba, mas também proporcionar a itinerância, o que tende a aumentar ainda mais a presença de empreendedoras.

Ex-vereador Luiz Carlos Mattozo tem apoiado a FEMENI

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções