Diário da Manhã

sexta, 27 de dezembro de 2024

Notícias

FENADOCE 2016 : Trajes da Corte inspirados em Pompílio Freitas

13 abril
09:33 2016

A Corte da Fenadoce 2016 apresenta o traje oficial do evento deste ano, que acontece de 25 de maio a 12 de junho, no Centro de Eventos Fenadoce.

O trabalho criado pela jovem estilista Jéssica Madruga reúne elementos como o veludo alemão, fitas de seda nos vestidos e inspiração no trabalho de Pompílio de Freitas, renomado estilista da zona sul. Através de um concurso realizado em 2015, para a escolha do responsável pela confecção do traje, Jéssica viu uma nova oportunidade se abrir na sua carreira. Há cinco anos trabalhando com moda em Pelotas, ela idealizou uma corte com requinte e sofisticação e agora, finalizando o seu trabalho, comemora o orgulho de marcar o seu nome na história de Pelotas.

RAINHA e Princesas da Fenadoce 2016 Foto: Marcel Streicher/Especial DM

RAINHA e Princesas da Fenadoce 2016
Foto: Marcel Streicher/Especial DM

Para confeccionar os trajes a estilista utilizou como base o tecido “gaze de seda”, na cor branca e com mangas balão, punho acampanado, fitas bordôs de seda nas magas e barras, no caso da rainha. Já as princesas terão fitas na cor caramelo. O colete e a sobressaia foram produzidos a partir de veludo alemão bordô, barra de renda guipir sobreposta ao veludo e detalhes em cordão de São Francisco bordados. Para diferenciar ainda mais as vestimentas, corpo e renda possuem bordados em pérola, vidrilho e canotilho. O acabamento final fica por conta de um casaco em veludo também no tom bordô.

Conquistar o concurso que a elegeu como a estilista oficial do evento entre 12 propostas apresentadas representa a realização de um sonho de criança para Jéssica. “Iniciei meu trabalho com moda há alguns anos e vestir a corte da Fenadoce era um sonho que carregava desde a infância”, conta a jovem. A inspiração e grande homenagem no trabalho vêm de uma figura única na cidade. Conhecido nacionalmente pelo seu talento e história, principalmente como figurinista no carnaval do município, a inspiração em Pompílio de Freitas, falecido há 13 anos, estará presente em vários aspectos das peças confeccionadas por Jéssica. “As cores, o cordão que envolve as peças, a sofisticação, tudo isso foi pesquisado e serviu de inspiração”, revela a estilista. Todo o trabalho, segundo ela, foi adaptado para ter também a sua marca pessoal. “Todos os detalhes e referências dele foram traduzidos para o meu estilo e ideias”, explica.

Com a visibilidade que a Fenadoce 2016 está proporcionando ao vestir a rainha Liz Pereira, e as princesas, Débora Lemos e Amabile Silva, a estilista deseja também gravar o seu nome na história de sua cidade natal. “É uma feira que tanto orgulha o povo pelotense”, destaca Jessica.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções