Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

FENADOCE : Apresentação da Orquestra Estudantil Areal

08 junho
09:37 2016

Por Carlos Cogoy

Sexta-feira às 17h na Mostra Escolar da Feira Nacional do Doce (FENADOCE), apresentação da Orquestra Estudantil Areal. De acordo com a coordenadora e regente, professora Lys Ferreira, os alunos do fundamental e médio da Escola Estadual Areal, estarão interpretando: tema da “9ª  Sinfonia” de Ludwig van Beethoven; “Greensleaves”, música de compositor anônimo do período renascentista; “Minueto em Sol Maior” de Johann Sebastian Bach; “Trenzinho do Caipira” de Villa-Lobos; “Aquarela” de Toquinho; “Cânone” de Johann Pachelbel. O projeto na Escola Areal, conta com apoio das professoras Maria Elisabeth Lens Fonseca, Elisabeth Souza da Silva, Paulo Ferreira (foto e vídeo), diretor Paulino Igansi.

EDUCAÇÃO – Lys Ferreira ressalta o aprendizado proporcionado pela orquestra: “Desde sua formação, os alunos do projeto extraclasse tem aprendido muito mais do que música. Aprendem com o senso de responsabilidade e comprometimento com agenda de ensaios e apresentações, o cuidado com o material e ainda o refinamento em seus estudos individuais. Com isso, demonstram o quanto um projeto dessa natureza enriquece o ambiente escolar, valorizando as relações afetivas entre toda a comunidade envolvida, bem como a satisfação de fazer parte da construção de um trabalho onde a coletividade proporciona o tom e a afinação exata para a composição de um espaço democrático de formação da cidadania”.

TRAJETÓRIA – A coordenadora observa sobre o surgimento: “O projeto tem como objetivo principal, a formação da orquestra estudantil que começou no ano de 2014, quando a escola recebeu um ‘kit’ de instrumentos musicais do governo do Estado. A chegada desse material proporcionou a todos um envolvimento com a música, através de um estudo consistente e sistemático, valorizando também a formação de outros grupos bem como a produção independente dos alunos. Além disso, também considero o valioso contato com outros profissionais e estudantes de música na cidade, o que tem proporcionado profundas parcerias”.

APRESENTAÇÕES – Em 2015, a Orquestra esteve em Gramado. O grupo representou o polo de Pelotas com a UFPel, apresentando-se no encerramento do curso “Música na Escola” promovido pela UFRGS. De acordo com a divulgação, os jovens instrumentistas também tocaram em eventos como a abertura da 1ª Bienal de Arte e Cidadania da UFPel, Feira do Livro, Expofeira da Associação Rural de Pelotas.

Instrumentistas são alunos do fundamental e médio na Escola Areal

Instrumentistas são alunos do fundamental e médio na Escola Areal

  VIOLINO

 

01 Diulia Moreira
02 Eduarda Cortez
03 Ítalo Guerreiro
04 Kassielen Almeida
05 Kessia Santos
06 Kethelen Bilhalva
07 Kethelin Peres
08 Letícia Gomes
09 Marina Silva
10 Renã Santos

 

  VIOLA
11 Andrew Borges
12 Alfredo Garcia

 

  VIOLONCELO
13 Clara Lamonaca
14 Thamires Damaceno

 

  FLAUTA DOCE
15 Kaleo Ferreira

 

  PIANO
16 Adriele Fernandes
17 Bruna Silva
18 Diogo Santos
19 Mylena Larroque

 

  VIOLÃO

 

20 Amanda Barbosa
21 Andrielle Domingues
22 Evelin Lima
23 Gabriel Gusmão
24 Luiza Soares
25 Ohana Corrêa
  PERCUSSÃO

 

26 Adriano Santos
27 Eduardo Cunha
28 Gregory  Ferreira
29 Henrique Martins

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções