Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

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Feriadão da Semana Santa terá garantia de serviços indispensáveis

09 abril
09:41 2020

Prevalece a determinação de ficar em casa, mas atendimentos básicos de saúde, saneamento, segurança e assistência social são mantidos

Em meio à pandemia do coronavírus, quando a determinação é ficar em casa para prevenir e evitar a disseminação da doença, o Município não deixará de garantir serviços essenciais à população no feriadão da Semana Santa – Sexta-feira Santa (10), Sábado de Aleluia (11) e Domingo de Páscoa (12). Atividades serão mantidas nas áreas da saúde, assistência social, transporte público, segurança e saneamento.

Confira o que funciona, horários, endereços e contatos de plantões:

Saúde

  • * Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – aberto 24 horas, à rua Barão de Santa Tecla, nº 834.
  • * Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas, à avenida Ferreira Viana, nº 2.231.
  • * Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – atendimento durante 24 horas. Chamados pelo telefone 192.
  • * Hemocentro – não abrirá no feriadão. Encerrará as atividades na quinta-feira (9), às 18h30min, retomando os serviços na segunda-feira (13), às 7h30min.

Água e Saneamento – Sanep

  • * Departamentos de Água e Esgoto manterão plantão de atendimento.

– Para falta de água – contatos pelos telefones (53) 3025.3772, (53) 3025.3967 ou (53) 98423.0046. 

– Para desobstrução em redes de esgoto, com caminhão hidrojato – contatos pelo telefone (53) 98436.988.

  • * Recolhimento de Lixo – mantido o cronograma estabelecido em razão da Covid-19 (http://www.pelotas.com.br/noticia/dias-e-frequencias-da-coleta-de-lixo-sao-alterados)

Transporte público

  • – Ônibus urbano – no feriadão – dias 10, 11 e 12 -, o transporte coletivo irá operar de acordo com a tabela de horários de domingos, com junções de linhas, a exemplo do que já foi praticado no domingo passado (5). Horários e junções de linhas estão disponíveis para consulta no site da Prati www.pratipelotas.com.br
  • – Ônibus rural – no feriadão da Semana Santa, irá operar com as tabelas de domingos, reduzidas. Serão realizadas viagens nos dois sentidos (Cento/colônia e colônia/Centro), pela manhã e à tardinha. As linhas que não tinham circulação aos domingos não funcionarão durante todo o feriadão. São elas: Rincão do Andrade, Arroio Moreira e Santa Silvana. Os horários estão disponíveis para consulta no site www.empresasantacruz.com.br
  • * Ônibus intermunicipais – a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) mantém as tabelas reduzidas de viagens que vêm sendo praticadas em razão da pandemia do coronavírus.

Energia Elétrica

  • * CEEE – plantão 24 horas para atendimento de casos de falta de luz ou presença de fogo na rede. Telefone 0800-721-2333.

Assistência Social

  • * Abrigos e casas de passagem funcionarão 24 horas. Telefone (53) 3921-6079.
  • * Restaurante Popular – não abrirá no feriadão da Semana Santa. Retomará as atividades na segunda-feira (13).

Segurança

  • * Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.
  • * Guarda Municipal – atendimento 24 horas. Telefone 153.
  • * Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Baronesa

  • * Museu da Baronesa – fechado devido à Covid-19.
  • * Parque da Baronesa – fechado devido à Covid-19.

Bancos

  • * Estabelecimentos bancários – encerram o expediente na quinta-feira (9) e reabrem na segunda-feira (13), em horário habitual.
  • * Terminais eletrônicos – acesso ao público será de acordo com a determinação de cada agência.

Mercado Central

  • * Bancas fechadas para o público, com atendimento mantido com tele-entrega.
  • * Peixarias – abertas na Sexta-Feira Santa até as 13h.

Comércio de chocolate

  • * Casas especializadas em chocolates – seguirão as determinações do Decreto 6.262, de 7 de abril de 2020, que diz:
  • – “Art. 14-C: Fica permitida a abertura do comércio especializado em chocolates, podendo funcionar até 24 (vinte e quatro) horas por dia.
  • § 1º O funcionamento deverá ocorrer preferencialmente pelo sistema de tele-entrega (delivery) ou pegue e leve (take away).
  • § 2º No caso de atendimento presencial, observar-se-á a restrição do número de clientes, na proporção de 1 (um) cliente para cada 1 (um) atendente, sendo vedada aglomeração e a formação de filas internas, e respeitando-se o espaçamento mínimo de 02 (dois) metros entre as pessoas nas eventuais filas externas.”

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Rafael Freitag

Rafael Freitag

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