Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Festa Municipal do Pêssego é anunciada oficialmente

Festa Municipal do Pêssego é anunciada oficialmente
10 novembro
09:13 2022

Está confirmada a data de 4 de dezembro para realização da Festa Municipal do Pêssego, na Comunidade São Pedro, Vila Nova, 7º distrito de Pelotas, juntamente com a abertura oficial da colheita, em propriedade produtora vizinha. O evento foi anunciado na tarde desta terça-feira (8), no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, de organizadores, produtores e apoiadores. A organização está a cargo da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição.

“Os produtores são os verdadeiros protagonistas da festa que se aproxima. O trabalho deles, nos pomares, assegura a tradição da produção de Pelotas, com projeção nacional e internacional pela qualidade. O município, maior produtor de pêssego do país, garante 90% da fruta utilizada em milhares de latas de compotas pela indústria. Precisamos valorizar e divulgar cada vez mais esse potencial histórico”, salientou Idemar Barz.

O presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann, também destacou a importância da divulgação do potencial produtivo de pêssego, enquanto o gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, enfatizou que “É importante vender a imagem da cultura, mostrar o que produzimos”, embora a safra deste ano tenha previsão de quebra, devido às intempéries.

Representando as instituições organizadoras da Festa do Pêssego, a coordenadora da Comunidade São Pedro, Ana Cristina Betemps, registrou a satisfação da Comunidade por ter sido convidada para sediar o evento, preparado e esperado com grande expectativa. A festa será na Vila Nova, região característica de produção do pêssego.

O vereador Paulo Coitinho (Cidadania), representando o Legislativo, lembrou que, desde pequeno, é testemunha que a cultura do pêssego em Pelotas sobrepõe-se ao tempo, predominando em diversas regiões da zona rural. Também destacou a qualidade da fruta dos pomares pelotenses.

Na cerimônia no Salão Nobre, a Corte do Pêssego – rainha Bruna Chagas Félix e princesa Jordana Kickhofel da Silva – apresentaram-se com as vestimentas e acessórios característicos de soberanas. Vestidos longos, bordados, em tom de pêssego, faixas e coroas.

Programação

A 9ª Quinzena do Pêssego se estenderá de 25 de novembro a 9 de dezembro. Confira a programação:

– dia 25 – às 10h, no Largo do Mercado – solenidade de abertura da 9ª Quinzena do Pêssego e início da Feira Municipal do Pêssego, que oferecerá comercialização direta do produtor ao consumidor, em bancas no Centro e em bairros, até o dia 9 de dezembro;

– dia 4 de dezembro – Festa Municipal do Pêssego, na Vila Nova, 7º distrito e abertura oficial da colheita. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e paramento somente do estacionamento.

* 9h – missa na Comunidade São Pedro

* 10h – abertura da colheita em propriedade vizinha à Comunidade

* 11h – apresentação da banda Diplomata

* 11h30min – almoço na sede do CCN Raízes da Tradição

* 14h30min – café colonial no salão da Comunidade

* 15h – apresentação artística do CCN, sobre história do pêssego

* 16h – abertura oficial com pronunciamento de autoridades

* 17h – apresentação Grupo Querência

* 21h – encerramento, com grupo Paradoxo, no salão da Comunidade

Também estiveram presentes no evento no Salão Nobre os vereadores Cristiano Silva (União Brasil), Carlos Júnior (PSD) e Miriam Marroni (PT), além do secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado, do diretor-presidente da Eterpel, Cláudio Montanelli, do chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck, do presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias, Paulo Crochemore, do presidente do Vila Nova Esporte Clube, Jerônimo Betemps, do patrão do CCN Raízes da Tradição, Carlos Jair, e demais convidados.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções