Festival de Cinema Acessível acontece hoje em Pelotas
Banrisul incentiva a inclusão de pessoas com deficiência por meio da cultura
O propósito de incentivar nas comunidades gaúchas espaços e oportunidades inclusivas, bem como apresentar as ações e recursos de acessibilidade adotados pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul no atendimento e recepção às pessoas com deficência auditiva, visual, motora e mental. Em seu projeto de integração e aprendizado cultural entre o público com e sem deficiência, o Banrisul apresentará na cidade duas sessões gratuitas de cinema, no Cine da Universidade Federal de Pelotas, Rua Lobo da Costa, 447.
Em Pelotas, será apresentada a obra “Saneamento Básico, o Filme”, do cineasta gaúcho Jorge Furtado, escolhida pelas entidades locais voltadas aos direitos das pessoas com deficiência. O filme será apresentado com legendas explicativas, janelas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a audiodescrição, um recurso de acessibilidade para a inclusão cultural das pessoas com deficiência visual pouco utilizado no Brasil. Por meio da informação sonora, a audiodescrição amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual no cinema, teatro, musicais, óperas, seminários, congressos e outros eventos, aumentando as suas opções de lazer, cultura e educação. A audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.
HORÁRIOS: Segundo os coordenadores do projeto, Marta Neves, da Universidade Corporativa do Banrisul, e Rafael Martins dos Santos, da Gestão Corporativa do Banco e pessoa com deficiência visual, a primeira sessão do filme ocorrerá às 14h para as crianças, adolescentes e adultos inscritas por entidades voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência em Pelotas. A outra oportunidade para ver, ouvir e sentir a mensagem do filme será na sessão das 17h, mediante inscrição gratuita, limitada a 80 participantes, pelo site: https://pt.surveymonkey.com/r/2DFKL99.
Em Pelotas, estão inscritos participantes das escolas Alfredo Dub, Luiz Braille,
Associação dos Surdos de Pelotas, além da Secretaria Municipal de Educação, Capta/Smed e UFPel. Apoiam a iniciativa, o Cine UFPel, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades e Promotoria da Educação.