Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Fiéis ganham nova imagem de Iemanjá

Fiéis ganham nova imagem de Iemanjá
02 maio
10:13 2015

Presente da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, com sede em Canoas, os fiéis de Pelotas ganharam, no dia 1º de maio, uma nova imagem de Iemanjá, que foi colocada na Gruta no Balneário dos Prazeres, até que a santa original seja restaurada do incêndio que praticamente a destruiu.

Uma cerimônia promovida pela Federação Sul Rio Grandense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros de Pelotas com apoio da Câmara de Vereadores recepcionou e levou a nova imagem ao seu santuário na praia. Dezenas de fiéis acompanharam o ritual.

Iemanjá foi levada até as águas, onde foi banhada e recebeu perfumes, e com cantos foi levada ao altar sob uma chuva de pétalas de rosas. Depois, os fiéis fizeram as primeiras orações e cumprimentos à sua protetora.

Para o presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM), a agressão sofrida à imagem original “foi uma provocação que nos uniu ainda mais, e mostrou a nossa força. Quando ela voltar, a nova santa será colocada em outro altar na beira da praia”.

Dezenas de fiéis acompanharam o ritual.

Dezenas de fiéis acompanharam o ritual.

Ornel, junto com os vereadores Marcos Ferreira (PT) e Ricardo Santos (PDT) vão apresentar um projeto de lei na Câmara para que o local onde está a Gruta de Iemanjá passe a ser um recanto de preservação religiosa.

O presidente da Federação, Joab Bohns disse que o presente foi “um ato de caridade dos irmãos de Canoas”. Outras entidades também ofereceram imagens e a todas ele queria agradecer pela boa vontade. Joab cumprimentou o presidente da Câmara , os vereadores Marcola e Ricardo Santos e a diretora Mariluce Kurz Vieira pelo empenho em garantir a restauração da imagem original e trazer a nova de Canoas.

Para Marcos Moura, da Federação de Pelotas, a presença de Iemanjá traz um novo alento aos pelotenses em sua fé na santa das águas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções