FINS DE SEMANA : UBAI 24 horas e Postos abertos para reduzir a lotação do Pronto Socorro
Fechamento de leitos da Santa Casa aumentou lotação do Pronto Socorro que chegou a receber 150 pacientes
Ampliar o funcionamento da Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI) do bairro Navegantes para 24 horas e abrir as Unidades Básicas de Saúde nos bairros também nos fins de semana. Estas foram as alternativa defendidas na terça-feira (11) pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Marcos Ferreira, o Marcola (PT) para reduzir a superlotação do Pronto Socorro Municipal (PSM) que no final de semana chegou a ter 150 pacientes internados, quando tem capacidade para apenas 40.
O vereador argumenta que a partir da ampliação do horário de funcionamento, a UBAI poderá atuar como estrutura de apoio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Ferreira Viana. “A Prefeitura tem que fazer o sistema funcionar, é preciso uma ação urgente e efetiva pois a crise na Santa Casa colocou o SUS em colapso na cidade”, disse Marcola.
Em reunião com a prefeita Paula Mascarenhas, na tarde de segunda-feira, o Conselho Administrativo da Santa Casa admitiu o fechamento de 40 leitos do SUS que recebiam pacientes encaminhados pelo Pronto Socorro, da maternidade e a falta de materiais para atender os pacientes da UTI.
POSTOS E INTERVENÇÃO – Através da Comissão de Saúde o vereador defende ainda a abertura dos postos de saúde nos finais de semana como forma de reduzir a procura pelo Pronto Socorro e, também, uma intervenção da Prefeitura na administração da Santa Casa. “Vivemos um tempo de necessidades extremas que exige atitudes corajosas, a prefeita precisa enfrentar essa situação com pulso firme”, defende.
DEVOLUÇÃO DE VERBA – A Comissão de Saúde propôs ainda à presidência do Legislativo que a verba excedente do orçamento deste ano seja encaminhado para auxiliar na solução dos problemas da saúde na cidade. No ano passado a Câmara devolveu R$ 3,3 milhões que foram usados pela Prefeitura para asfaltar ruas, compra de patrola e equipamentos para a UPA e PSM.
“Ao fazer isso estaremos ajudando a salvar vidas, o que é muito mais importante que pavimenta ruas ou comprar patrolas”, declarou Marcola.