Fiscais coíbem ambulantes irregulares no Calçadão
Prefeitura vai fiscalizar calçadas danificadas da área central durante todo o mês e notificar os proprietários
Equipe da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) está atuando na fiscalização de ambulantes irregulares no Calçadão do Centro. As ações começaram na manhã desta sexta-feira (5) e devem continuar pelos próximos dias. Até as 15h, não havia sido feita nenhuma apreensão de mercadorias ilegais. “Nós chegamos bem cedo. É a melhor forma de coibir os ambulantes e evitar transtornos”, pondera o chefe do Setor de Ambulantes da SGCMU, Carlos Pereira.
Um fator novo, que tem preocupado a prefeitura de Pelotas, é o aumento de indígenas que passaram a comercializar produtos industriais, além dos fabricados por eles. “Eles sabem que são protegidos por uma lei federal, mas a lei é específica para os artesanatos. Se encontrarmos outros produtos, vamos recolher”, avisa Pereira.
As ações de fiscalização de ambulantes contam com o apoio da Guarda Municipal (GM) e do Grupo de Ações Rápidas (GAR).
Calçadas
O setor de Fiscalização de Obras e Atividades da SGCMU começa na próxima segunda-feira (8) uma Operação de Fiscalização dos Passeios Públicos da Área Central. A ação deve se estender ao longo de todo o mês e percorrer todas as calçadas no quadrilátero formato pelas ruas Almirante Barroso e Santa Tecla e Dom Pedro II e avenida Bento Gonçalves. “Vamos notificar os proprietários ou responsáveis de todos os passeios que estiverem danificados e solicitar aos estabelecimentos de atividades comerciais que coloquem o piso podotátil”, alerta a chefe do setor, Maria Alice Delpino.
Os pisos podotáteis têm detalhes em alto-relevo fixados no chão que auxiliam pessoas com deficiência visual a se locomoverem com mais segurança e autonomia.