Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Força-tarefa atua para reduzir transtornos do temporal

Força-tarefa atua para reduzir transtornos do temporal
12 janeiro
15:22 2021

Desde a noite desta segunda-feira (11), a Prefeitura realiza um mutirão para atender às ocorrências causadas pelo temporal que atingiu Pelotas. O vento que ultrapassou os 90 km/h, segundo o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa, causou quedas de árvores, alagamentos e até destelhamentos de residências.

Ainda durante o evento climático, equipes do Município, em parceria com o Corpo de Bombeiros, atenderam chamados da população. Em reunião emergencial no Paço Municipal, na manhã desta terça (12), a prefeita Paula Mascarenhas destacou a ação conjunta e determinou a manutenção do trabalho de recuperação dos prejuízos, principalmente nos locais mais atingidos, como o Balneário dos Prazeres.

“Diante da intensidade do temporal que atingiu a cidade, é preciso considerar que não houve perdas humanas, apenas danos em residências e patrimoniais, como telhados arrancados”, ressaltou Paula.

Destelhamentos e quedas de árvores

A Assessoria Especial de Resiliência e Proteção à Defesa Civil do Município registrou três destelhamentos, sendo duas casas na Vila Gotuzzo e uma na avenida Ildefonso Simões Lopes, nas Três Vendas. Os imóveis foram cobertos por lona.

“No bairro Fragata um chalé foi interditado por apresentar risco de desabamento – a família precisou ser transferida para casa de parentes, o que também foi feito com moradores de uma casa do Balneário dos Prazeres, atingida por uma árvore”, destacou o assessor especial, Hugo Miori.

A força-tarefa manteve a mobilização durante toda a terça-feira, para desobstruir ruas, avenidas e calçadas interditadas por queda de árvores. Na noite de ontem, foram registradas mais de 20 árvores caídas em diferentes locais de Pelotas. De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, o Laranjal e o Balneário dos Prazeres foram os locais mais atingidos pelo temporal.

Laranjal registrou queda de várias árvores

Abastecimento de água

Segundo o Sanep, devido a falta de energia nos reservatórios da Guabiroba, R5, R15 e nas ETAs Sinott e Moreira, as seguintes regiões da cidade poderão enfrentar baixa pressão ou falta d’água: Guabiroba, Fragata, praia do Laranjal, Areal, Dunas, Getúlio Vargas, Jardim Europa, Monte Bonito, Pestano, Sanga Funda, Santa Rita de Cássia, Vila Princesa, Arco-Íris, zona norte (região da avenida Ildefonso Simões Lopes) e Sitio Floresta. A CEEE informa que trabalha nos locais para o retorno do abastecimento. Hospitais, centros de saúde e de segurança serão abastecidos, se necessário, com caminhão-pipa.

Feridos

Segundo a diretora do Pronto Socorro de Pelotas, Rosana Van Der Laan, três pessoas precisaram ser atendidas após a tempestade. Além de duas pessoas que estavam dentro de um carro, que foi atingido por uma árvore, na avenida Duque de Caxias, uma criança precisou de assistência após sofrer cortes no rosto por estilhaços de vidro de uma janela. Todos foram liberados após os procedimentos médicos.

Prédios públicos atingidos

A UBS Barro Duro está fechada e, por enquanto, não há previsão para retomar o atendimento devido aos prejuízos causados pelo vendaval. O telhado da unidade foi atingido por uma árvore, o que fez o forro do prédio desabar sob a recepção. Os usuários da UBS devem se dirigir à unidade mais próxima.

Árvore interditou a avenida Duque de Caxias pela manhã

De acordo com a diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as unidades básicas que estão sem luz manterão o atendimento à população. Já as UBSs que não estão sendo abastecidas com água e energia elétrica, estarão fechadas, mas com profissionais atuando internamente.

Também registraram prejuízos a Casa de Passagem, o abrigo Arco Íris e o Creas II (Osório). Apenas o Creas Osório ficará fechado enquanto passa por manutenção e avaliação da parte elétrica, sem previsão de retorno, por enquanto. A população que necessitar de atendimento deve se dirigir ao Creas I (rua Barão de Itamaracá, 690, bairro Cruzeiro) das 8h às 14h. A equipe do Creas Osório estará no local.

Fotos:Rodrigo Chagas/ASCOM

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções