Força-tarefa entra na “briga” contra o Aedes
Pelotas uniu forças e movimentou a cidade no Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito da dengue
O sábado, 13 de fevereiro, foi escolhido o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, e Pelotas não podia ficar de fora desta grande corrente que se formou no país inteiro para a prevenção do mosquito. Uma força-tarefa formada por integrantes da prefeitura de Pelotas (secretarias de Saúde e Habitação e Regularização Fundiária), Exército Brasileiro, Defesa Civil Estadual e Municipal e Brigada Militar uniu equipes em uma ação explicativa e de panfletagem de casa em casa, que visitaram os diversos bairros do Município.
Com a saída de campo entre as 8h e 18h era esperado que mais de 10% das residências de Pelotas recebessem o explicativo sobre o mosquito causador de doenças como a dengue, o zika vírus e a chikungunya. “Temos um saldo positivo com a ação deste dia, um tempo que não colaborou, mas equipes entusiasmadas em combater o mosquito”, salientou a vice-prefeita Paula Mascarenhas.
Duas reuniões foram realizadas, pela manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) Getúlio Vargas e à tarde na UBS Simões Lopes. O objetivo era a integração e a informação de dados parciais às demais equipes e à imprensa. Quase mil homens, intitulados soldados verdes (Exército) e soldados brancos (agentes de saúde) estiveram nas ruas da cidade conversando com a comunidade e alertando sobre os perigos que o mosquito traz. “Nós vamos mostrar à comunidade que somos maiores que o mosquito”, disse o General de Brigada, Nilton José Batista Moreno Junior, que coordena a operação.
HISTÓRICO SOBRE O AEDES EM PELOTAS
Há 12 anos Pelotas conta com uma equipe de endemia. Em 2013 houve um aumento considerável de larvas encontradas no Município. A época foram achados 56 focos, todos em larvas, e a partir daí as equipes sempre seguiram trabalhando no combate ao mosquito.
Atualmente o índice de amostragem é zero e a SMS segue sempre em busca de larvas ou do mosquito, mapeando mensalmente as áreas consideradas de risco – onde em algum momento já foram encontradas larvas.
PRÓXIMAS AÇÕES
Entre os dias 15 e 19 será realizada uma nova força-tarefa para a erradicação de possíveis focos de proliferação do mosquito e descontaminação. A ação envolverá os mesmos serviços que trabalharam neste sábado.
No início do ano letivo, militares e as equipes da SMS estarão visitando escolas públicas e privadas para divulgar informações e conscientizar os estudantes. Estas datas ainda serão definidas junto às escolas.