Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Forças de segurança fiscalizam restrições do decreto estadual

Forças de segurança fiscalizam  restrições do decreto estadual
02 março
08:59 2021

Ações visaram o combate a aglomerações e fiscalização de estabelecimentos

As forças de segurança que compõem as Operações Integradas, do Pacto Pelotas pela Paz, foram às ruas neste final de semana para fiscalizar as restrições impostas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia, através do Decreto Nº 55.771, bem como o cumprimento das leis municipais. As determinações referentes à bandeira preta devem ser seguidas até o dia 7 de março.

Desde quinta até quarta-feira, os efetivos da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, agentes de Trânsito e Bombeiros, além da Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana (SGCMU), atuam em conjunto para vistoriar o cumprimento das determinações e atender denúncias encaminhadas pela população.

“Todas as ações são voltadas para as fiscalizações em estabelecimentos e para coibir as aglomerações, e serão feitas visando fazer cumprir as regras impostas pelos decretos estaduais e municipais”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Igor Dufau Bretanha.

As ações se espalham pela área central da cidade e pelos bairros, como as Três Vendas. No sábado, 12 pessoas foram abordadas e 5 foram autuadas. Já no domingo, o número foi de 15 e 8, respectivamente, e houve uma prisão.

4º BPM – O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcio André Facin, salientou que será combatida, toda e qualquer irregularidade que venha contra o que está estabelecido no decreto. Ele também lembrou que o trabalho de todos os órgãos se dá conjuntamente e a população pode fazer denúncias a qualquer horário. “Estamos todos com esforço máximo, pois o momento exige”, afirmou.

Fiscalização intensificada na região

TE CUIDA RS – Nas primeiras 24 horas completas de vigência da bandeira preta do Distanciamento Controlado em todo o RS, no sábado, o número de fiscalizações em estabelecimentos pela Operação Te Cuida RS chegou a 789.

O salto no total de vistorias reflete a intensificação das ações. Além de verificar o cumprimento da suspensão de atividades a partir das 20h até as 5h de domingo, foram realizadas durante toda a manhã e à tarde, para orientar o cumprimento dos protocolos da bandeira preta. O levantamento de sexta-feira contou 359 fiscalizações.

Também houve aumento considerável no número de denúncias. Os registros da Brigada Militar (BM) contabilizaram 322. Na sexta-feira, foram 185. A BM ainda anotou 126 ocorrências para dispersão de aglomerações e 15 encerramentos de festas clandestinas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções