Forças de segurança no apoio ao transporte das vacinas
Na manhã de ontem, três aeronaves de instituições da Secretaria da Segurança Pública apoiaram o transporte dos primeiros lotes da vacina contra a Covid-19 para os municípios de Caxias do Sul, Carazinho, Erechim, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. Os lotes no total de 37.480 doses são parte das 341,8 mil unidades recebidas pelo Estado.
A operação teve início às 7h, com emprego de três aeronaves – um helicóptero e um avião da Brigada Militar (BM) e um helicóptero da Polícia Civil – a partir do hangar do Batalhão de Aviação da BM (BavBM), ao lado do aeroporto Salgado Filho. As decolagens rumo aos destinos tiveram início às 9h10min – o primeiro lote posou em Caxias do Sul às 9h35min. A cidade da Serra recebeu no total 14 mil doses. Para Erechim e Palmeiras das Missões, foram enviadas 9.720, e para Carazinho e Santo Ângelo, outras 13.760.
Além do transporte aéreo, também estão sendo encaminhadas doses por via terrestre para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) em todo o Estado. Do total de doses recebidas pelo RS, estão sendo distribuídas inicialmente 170,8 mil unidades. A quantidade remanescente das vacinas ficará armazenada pelo Estado para o posterior envio da segunda dose desse público, cuja previsão para aplicação é entre duas e quatro semanas após a primeira.