Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Forças de segurança realizam mais uma edição da operação Saúde para Todos

Forças de segurança realizam mais uma edição da operação Saúde para Todos
08 junho
09:31 2020

Nem o dia  nublado impediu que muita gente buscasse os tradicionais locais de lazer do município, como a praia do Laranjal, neste domingo (7). Mas no caminho para o passeio, os cidadãos encontraram mais uma edição da operação ” Saúde para Todos” – ação integrada das forças de segurança para evitar aglomerações, como forma de prevenir e contolar  a progressão do novo coronavírus em Pelotas. E teve voluntário ajudando a conscientizar a população.

Os sete enfermeiros e técnicos em enfermagem, todos volunários, ligados a Defesa Civil, se uniram a Guarda Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e secretarias  municipais de Trânsito e Transporte, e de Saúde, para realizarem  uma  blitz na avenida Ferreira Vianna, uma das ações da Operação Saúde para Todos. Munidos de termômetros digitais  o grupo aferiu a temperatura dos motoristas e também entregou panfletos com orientações de como evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Profissionais da área da saúde, voluntários, acompanharam a ação para evitar aglomerações em  locais de lazer de Pelotas

Profissionais da área da saúde, voluntários, acompanharam a ação para evitar aglomerações em locais de lazer de Pelotas

Voluntária desde  março, quando participou da ação da Defesa Civil na rodoviária de Pelotas para monitorar a chegada de passageiros de outros locais do Estado, a enfermeira, Daiane Martins,  dedicou a tarde do domingo para ajudar na força-tarefa contra o novo coronavírus. ” Deixei minha mãe e minha filha em casa para fazer parte dessa ação. Esse é o nosso papel, precisamos, cada um fazer a nossa parte”, disse enquanto conversava com mais um motorista.

Pensamento semelhante tem o, também voluntário, técnico em enfermagem, Rudinei Crizel. Ao falar com  os ocupantes do veículos abordados pela blitz, reafirmou a importância dos cuidados com a higiene e do uso da máscara. “As pessoas precisam ter informação, precisam ser conscientizadas, então resolvi me unir a essa causa tão importante para todos nós”, destacou.
Trabalho aprovado pelo casal Laís Costa e  Nasse Almeida, que ouviram com atenção as orientações dos voluntários. ” Precisamos desse tipo de ação. Precisamos ser orientados e saber como agir para o bem de todos”, falou o motorista.
A blitz educativa foi coordenada pelo secretário de Segurança pública, Samuel Ongaratto,  que salientou a importância da presença dos profissionais da área da saúde  voluntários para os resultados positivos da iniciativa. ” Desde a primeira operação estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo que é orientar a população e também dispersar aquelas aglomerações. E isso se deve, também, muito a integração que ocorre entre todas as forças policiais de Pelotas”, esclareceu Ongaratto.
Além da blitz , a operação ainda contou com policiamento e orientação dos frequentadores de áreas como a beira do Arroio Pelotas, no Recanto de Portugal, no pontal da barra, praia do Laranjal, além de um comboio itinerante por outros pontos da cidade.
Forças unidas contra o coronavírus
Além de participar da blitz, agentes de trânsito, mantiveram o fluxo interrompido na beira da praia, mantendo a ação de contenção de pessoas e veículos no balneário – determinação adotada desde abril, como forma de evitar as aglomerações. Para o secretário de Trânsito e Transportes, Flavio Modaffar Al Alam, a operação “ajuda a população compreender a necessidade de se proteger e enganjar todos pelo bem comum”.
Já a Guarda Municipal disponibilizou agentes para percorrerem alguns locais estratégicos, como as dunas no bairro Las Acácias,  e o pontal da barra,  para conversarem com os frequentadores, além de fazerem dfiscalizações de rotina em casos suspeitos. “estamos ao mesmo tempo coibindo as aglomerações em beneficio da saúde de todos e também  prestamos segurança que é nossa atividade principal pois em se verificando atitudes suspeitas são feitas abordagens de cunho policial”, explicou o comandante, Igor Bretanha.
Para o delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens,  órgão presente em todas as edições da operação Saúde para Todos, até agora,  a iniciativa potencializa as já tradicionais operações integradas implementadas no município através do Pacto Pelotas pela Paz. ”  Estamos, todos integrados, ajudando na prevenção, na fiscalização e indiretamente também cuidando das questões mais específicas da segurança pública”, ressaltou.
A integração das forças policiais e do poder público pela segurança da saúde dos pelotenses também foi salientada pelo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel, André Faccin, que acompanhou todas as ações da operação Saúde para Todos, neste domingo. ” É a comunidade quem ganha com essa conquista- a integração das forças se segurança no município. Nós estamos juntos para fiscalizar e apoiar o trabalho realizado em prol da saúde de todos”,  disse Facin.
Segundo a Guarda Municipal 680 carros foram abordados e 1.250 pessoas tiveram a temperatura aferida, um veículo foi apreendido, durante a blitz .

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções