Diário da Manhã

domingo, 24 de novembro de 2024

Notícias

FÓRMUM DE DEBATE XAVANTE : De parceria à sede dos jogos

03 dezembro
08:39 2015

Uma importante reunião do Conselho Deliberativo do Brasil está marcada para segunda-feira no Salão de Honra do Bento Freitas.

Se a posse da diretoria executiva é uma mera formalidade, outros dois assuntos da pauta são relevantes: a apreciação de uma parceria para as categorias de base do clube e a discussão sobre onde o time irá jogar em 2016: se será no Bento Freitas, na Boca do Lobo ou irá mandar seus jogos fora da cidade?

A parceria com investidores interessados em assumir a categoria de base do clube é apontada como solução para um segmento carente no clube há bastante tempo. O acordo inicial inclui até a conclusão das obras do Centro de Treinamentos (CT) na Sanga Funda. A empresa do técnico Paulo Cesar Carpegiani havia manifestado o desejo de fazer essa parceria com o Xavante.

Mas o que mais irá gerar discussão é o local onde o Brasil irá realizar seus jogos na próxima temporada. Existe a possibilidade de mandar as partidas no Bento Freitas, mas com o risco de atraso nas obras do novo estádio e a incerteza de liberação da arquibancada provisória. O aluguel da Boca do Lobo é a hipótese defendida pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, mas pode haver impasse no valor de locação do estádio. Já jogar fora da cidade acarreta inevitavelmente prejuízo financeiro, especialmente por evasão do quadro social.

Reunião do Conselho dá posse na diretoria e trata de um tema polêmico: aluguel de estádio Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Reunião do Conselho dá posse na diretoria e trata de um tema polêmico: aluguel de estádio
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

A reunião vai servir também para prestar informações aos conselheiros quanto o andamento da elaboração do contrato com a Construtora Porto 5 visando a construção do anel inferior do Bento Freitas. “Vamos informar todos os entraves burocráticos que tem esse processo, mas está tudo sob controle”, diz o presidente do Conselho Deliberativo, Adriano de León Soares.

Um dos entraves é o de os 37 proprietários do terreno, que será cedido em permuta por área construída à Porto 5, passem procuração para três representantes, os quais serão os responsáveis para representar o grupo na assinatura do contrato. Essa etapa deve ser vencida ainda nesta semana.

Brasil vai ocupar as 5 vagas abertas

O Brasil deve ocupar pelo menos as cinco vagas abertas no elenco para a disputa do Campeonato Gaúcho. Uma delas já está preenchida com a contratação de Ramón. Existem, portanto, a necessidade de buscar mais quatro atletas. Essa lógica é apontada pelo vice-presidente de futebol, Cláudio Montanelli. “Devemos ter pelo menos dois jogadores para cada posição, além dos goleiros que são três”, afirma.

As vagas abertas são por conta da saída de Cleiton, Márcio Jonatan, Jardel, Kaká e Soares que não renovaram contrato. Se a ideia é preencher exatamente essas vagas, o Brasil terá que contratar dois laterais (Jardel foi reserva de Wender, embora tenha sido também aproveitado no meio-campo), um meio-campista e mais um atacante.

O técnico Rogério Zimmermann deve chegar a Pelotas neste fim de semana – até porque a preparação para o Gauchão começa no dia 8 de dezembro. A estreia na competição ocorre dia 31 de janeiro, contra o Grêmio.

 

 

 

 

Comentários ()

Seções