FOTOGRAFIA : Exposição no IFSul apresenta imagens do “Hermenegildo”
Mostra fotográfica abre nesta quinta às 15h30min
Por Carlos Cogoy
No período da quarentena, quando a recomendação, como forma de conter a expansão do coronavírus, indicava a reclusão como estratégia, o servidor do IFSul, Geraldo Moraes, reuniu a família e seguiu para a praia do Hermenegildo em Santa Vitória do Palmar. A permanência à beira-mar, quase na fronteira com o Uruguai, ultrapassou dois anos. O contato com a natureza, conforme divulga Geraldo Moraes – auxiliar em administração do IFSul Campus Pelotas -, foi sendo registrado através de fotografias. Nas imagens, as diferentes cores e paisagens, proporcionadas pelo ambiente natural. Uma parte dos registros, integra a mostra “Hermenegildo – um balneário surrealista”, que abre nesta quinta no saguão do IFSul – Campus Pelotas.
SURREALISTA – Conforme Wagner Passos, coordenador de atividades culturais: “Conhecida popularmente como ‘praia do Hermena’, ou ‘Paraíso dos Mergulhões’, possui 152 quilômetros de extensão, tendo limites com a praia do Cassino e a praia da Barra do Chuí, encontrando os faróis de Sarita, Verga, Albardão, Rádio Farol do Chuí, e diversas embarcações seculares naufragadas. Além de carros atolados perdidos, boias náuticas que se soltaram, animais, conchas e o lixo de navios cargueiros que navegam pela costa. O abismo horizontal traz essa paisagem, integrada aos chamados Campos Neutrais, o ambiente e a estética da fronteira Brasil/Uruguai, onde se encontram culturas e um povo híbrido, com sua arte, sua arquitetura e seu idioma, o portunhol”.
EXPOSIÇÃO pode ser visitada até o dia 7 de outubro. Na abertura, além da exposição, acontece a Feira Bem da Terra, e sarau poético com o professor Marco Fragoso. A mostra integra as comemorações dos 79 anos do IFSul – Campus Pelotas -, à Praça 20 de Setembro 455.