FREAK FESTIVAL : Shows e oficinas de desenho e DJ
Sábado acontecerá a programação do 5º Freak Festival, iniciativa da banda Freak Brotherz com shows e oficinas
Por Carlos Cogoy
A primeira edição ocorreu em 2001. Nesta semana acontecerá a quinta promoção da banda Freak Brotherz, que está na estrada há quase vinte anos. Trata-se do FREAK FESTIVAL, que será realizado sábado. Na programação, shows e oficinas de DJ e desenho.
Os shows com o rapper Zudizilla, reggae do Arquivo Rasta, e rock do Suburban Stereotype, Postmortem e os anfitriões Freak Brotherz, terão início às 17h. Sonorização a cargo da DJ Helô. Como local, espaço à rua Cel. Alberto Rosa – entre as ruas Benjamin Constant e Conde de Porto Alegre.
OFICINAS – Integrando o festival, a partir das 14h acontecerão oficinas. No Katangas – rua Cel. Alberto Rosa 1 -, DJ Micha ministrará oficina de “Scratch e mixagem”. Já no colégio Gonzaga, também 14h, quadrinista e artista visual estará coordenando oficina de desenho.
Para participar das oficinas, senhas devem ser retiradas nas lojas Mercado Skate Shop ou Stúdio CDs. Foram disponibilizadas apenas vinte senhas para cada oficina.
FREAK BROTHERZ começou em 1998, e a atual formação conta com os irmãos Danilo e Solano, mais os instrumentistas Igo Santos e “Clovinho”. O grupo está divulgando o novo disco “Guerra Invisível”, cujo show de pré-lançamento ocorreu em edição do “Sofá na Rua” em agosto. Sobre o disco: “Guerra invisível mescla funk-metal, hardcore, rap e groove.
Entre os temas, reflexão sobre a sociedade contemporânea. São doze faixas inéditas, com participações especiais do cantor Tonho Crocco, vocalista da banda Ultramen, rapper Zudizilla, DJ Micha, tecladista Eber Barbosa e o percussionista Doug. O lançamento oficial acontecerá no ‘Freak Festival’ em outubro. A gravação do álbum ocorreu no estúdio A Vapor entre 2014 e 2016. A produção musical é de Esmute Farias e da própria banda.
A produção gráfica é do artista visual Pablo Conde. O disco é um lançamento do selo Hardcore Pride Records, com o apoio da Rede RS de Pontos de Cultura, Paralelo 33, Mercado Skate Shop, Body Art Tatoo Studio e Estúdio A Vapor”.