Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Fritura pode ser consumida com moderação

Fritura pode ser consumida com moderação
08 novembro
15:36 2017

Segundo especialista da Anhanguera de Pelotas, óleos de soja e milho são as melhores opções para a utilização

Elas são a alegria das festas e dos encontros dehappy hour, mas, se consumidas com exagero podem causar problemas de saúde. A especialista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Pelotas, Chirle Raphaelli, oferece dicas sobre a melhor forma de inserir as frituras no cardápio. “Os alimentos fritos podem fazer parte da alimentação, mas, com moderação; e não devem ser consumidos diariamente”, pontua.

Para que as frituras possam fazer parte do dia a dia, com prudência, é preciso apostar em versões menos prejudiciais. Os cuidados principais são com o tipo de óleo escolhido e o número de vezes que é utilizado. “Os óleos mais estáveis em altas temperaturas são os de soja e milho, os melhores para a fritura. O azeite de oliva possui maior teor de insaturações e possui menor estabilidade para elevadas temperaturas, por isso, não é uma boa opção para a fritura”, explica.

A docente esclarece ainda que óleos aquecidos por longos períodos, sob temperaturas extremamente elevadas, produzem compostos polares pela degradação dos triglicerídeos, ou seja, podem aumentar a predisposição à aterosclerose (doença inflamatória crônica) e câncer. Também é importante utilizar o óleo apenas uma vez. Se for necessário reutilizar, deve-se manter o recipiente fechado para evitar o contato do líquido com o ar”, explica.

De acordo com a docente, estudos indicam que substâncias formadas pelo aquecimento de óleos e gorduras usadas em frituras podem ser prejudiciais à saúde, principalmente na fritura. Em óleos aquecidos ocorre a oxidação, alteração da composição dos ácidos graxos e produção de substâncias tóxicas para a saúde. “É necessário cautela, a fritura pode ser consumida, mas, com os cuidados necessários”, afirma.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções