Frota do novo transporte rural é apresentada
O último dia do mês de abril foi de comemorações para o Poder Público, usuários do transporte coletivo rural e concessionária que vai operar o novo sistema a partir desta quarta-feira (1º). Para marcar a mudança, a Prefeitura e a empresa Santa Cruz apresentaram os ônibus, em comboio, percorrendo as estradas de Monte Bonito, Ponte Cordeiro de Farias, Vila Nova, e Bachini, com ponto de chegada no Gruppelli.
O percurso foi feito na manhã desta terça-feira (30) e culminou com pronunciamentos de autoridades e bênção religiosa, conduzida pelo padre Luiz Armindo Capone, representante da comunidade rural no evento junto ao Restaurante Gruppelli. A prefeita Paula Mascarenhas, o vice Idemar Barz, secretários, diretores, assessores especiais, vereadores e lideranças viajaram à colônia nos ônibus do novo transporte rural.
“O novo sistema de transporte de passageiros da área rural é fruto de um longo e árduo trabalho. Não desistimos; enfrentamos as dificuldades. Desta forma, vamos conseguir, finalmente, tratar os cidadãos da colônia da mesma forma como são tratados os da cidade – com igualdade e justiça”, afirmou a prefeita Paula.
O percurso
O ponto de partida do Centro foi junto ao Largo do Mercado. Três ônibus que entram em operação nesta quarta-feira seguiram em direção ao acesso a Monte Bonito, 9º distrito, pela avenida Fernando Osório, onde encontraram mais sete, que acompanharam o comboio pelas estradas rurais.
No caminho, houve uma parada breve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João da Silva Silveira, em Monte Bonito. A prefeita Paula, o vice Idemar e acompanhantes desceram dos ônibus e foram recepcionadas pela diretora Lucélia Pereira, professores, funcionários e alunos. A prefeita também levou seu abraço ao pessoal da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedreiras, ao lado da Escola. A carreata prosseguiu até o Gruppelli.
‘O processo foi lícito, ético e feito com seriedade’
O comboio de ônibus e automóveis foi recepcionado por populares e pela tradicional música do grupo Metais e Cia, na frente do restaurante Gruppelli.
“É um prazer estar aqui neste dia marcante. Com muita emoção, saúdo a todos que sabem o significado desta conquista. O processo exigiu muito, foi lícito, ético e feito com seriedade”, afirmou a prefeita.
O presidente do Legislativo, vereador Fabrício Tavares (PSD), destacou “a coragem da prefeita Paula junto com o vice Idemar. A equiparação da tarifa rural com a urbana talvez seja uma das maiores obras sociais realizadas em Pelotas”. O parlamentar ainda salientou a importância do novo sistema para estimular o turismo e para facilitar a vida daqueles que precisam se deslocar em transporte coletivo.
O vice-prefeito Idemar Barz afirmou que o momento é histórico e decorrente de “muita vontade, muitas mãos, muitas reuniões, muitos estudos e debates. Sou de origem na colônia e sei as dificuldades que o colono enfrenta e o quanto é merecedor de reconhecimento e tratamento justo”.
A prefeita Paula destacou a coesão que existe dentro do Executivo e a colaboração decisiva de secretários para o processo avançar. Também apontou a importância do Legislativo, por meio dos vereadores envolvidos com o meio rural, além da coragem do empresário Éverton Cruz Santos, que se apresentou à concorrência pública atendendo às exigências do edital e, agora, assume o transporte coletivo da colônia como concessionário.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, afirmou que o novo sistema é igualitário, com tarifa única de R$ 3,70 independentemente de distâncias percorridas. “É uma promessa da prefeita que está sendo cumprida com muita luta e determinação.”
O controle é da Prefeitura
“A partir desta quarta-feira, o Poder Público passa a ter o controle do processo. A realidade será outra: ônibus mais novos, limpos, pontuais e com tarifa muito mais baixa”, observou a prefeita.
Paula também salientou que o novo sistema facilitará o acesso dos moradores da zona rural às disputas no mercado de trabalho, ao lazer, à cultura, ao comércio, aos hospitais, à educação, à formação e a todas as oportunidades promovidas pela cidade.
“São estes momentos que justificam o mandato. Nunca vou me esquecer deste dia. Quero expressar minha gratidão. O trabalho coletivo é o que mais engrandece e nos torna humanos”, disse a prefeita.
Ordem de serviço e bênção
A prefeita assinou a notificação à empresa Santa Cruz — ordem de serviço que autoriza o início da operação do transporte de passageiros da zona rural do Município, a partir de 1º de maio.
Para encerrar o evento, o padre Capone abençoou o novo serviço, direcionando a Deus o pedido de proteção, saúde, segurança, alegria e felicidade.
O evento de apresentação da frota do transporte rural contou com a presença dos secretários Jacques Reydams (Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana), Luiz Eduardo Longaray (Assistência Social), Leandro Thurow (Saúde), Abel Dourado (Administração e Recursos Humanos), Luiz Eduardo Tejada (Obras e Pavimentação), Antônio Ozório Campos (Serviços Urbanos e Infraestrutura), Jair Seidel (Desenvolvimento Rural), Charles Pereira (representando Roberto Ramalho – Planejamento e Gestão), e Luiz van der Laan (representando Flávio Al-Alam – Transporte e Trânsito), além dos diretores-presidentes do Sanep e da Eterpel, respectivamente Alexandre Garcia e Jorge Vasques.
Também prestigiaram o evento o assessor de Comunicação, Gustavo Azevedo, os assessores especiais da prefeita, Sadi Sapper e Fábio Machado, e os vereadores Fabrício Tavares (PSD), Zilda Bürkle (PSB), Vicente Amaral (PSDB), Éder Blank (PDT), Professor Adinho (PDT), e José Paulo Benemann (PSDB).