Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

FRUSTRAÇÃO NA AVENIDA : Fim de ano sem título e sem vaga

FRUSTRAÇÃO NA AVENIDA :  Fim de ano sem título e sem vaga
23 outubro
09:02 2015

O Pelotas pretendia ser campeão da Copa Luiz Fernando Costa para retornar a Copa do Brasil, depois de 12 de sua única participação no torneio nacional. Mas perdeu a vaga dentro da Boca do Lobo. Foi derrotado pelo Lajeadense por 1 a 0, nesta quinta-feira, e assim encerrou suas atividades na temporada de 2015.

Pelotas pressiona no segundo tempo, mas não consegue marcar o gol: derrota antecipa fim da temporada Foto: Alisson Assumpção/DM

Pelotas pressiona no segundo tempo, mas não consegue marcar o gol: derrota antecipa fim da temporada
Foto: Alisson Assumpção/DM

O cenário estava preparado para uma grande festa na Boca do Lobo. Excelente público nas arquibancadas, homenagem a jogadores do passado, especialmente os integrantes do time campeão do interior de 2001, e muita confiança na conquista do título. Mas faltou o fundamental: o gol. O Lajeadense venceu a decisão e adquiriu a vaga na Supercopa Gaúcha, quando pode reconquistar o direito de participação na Série D do Campeonato Brasileiro; e estará também na Copa do Brasil de 2016.

Com a vantagem de ser campeão se empatasse por 0 a 0 (o primeiro jogo da final teve a igualdade por 1 a 1 em Lajeado), o Pelotas adotou a estratégia de jogar no contra-ataque no primeiro tempo. O Lajeadense se aproveitou da marcação recuada do Lobo e passou a comandar as ações do jogo. As conclusões eram raras. Aos 24, Tiago Gaúcho desarmou um adversário na intermediária e chutou por cima do travessão. Essa  a única finalização de jogada perigosa do time da casa no primeiro tempo.

O Lajeadense respondeu com um chute de Lenílson de fora da área, que assustou Igor Rayan. Aos 37, Márcio Goiano cruzou da esquerda e Ícaro, de cabeça, marcou o gol da vantagem da equipe de Lajeado.

PRESSÃO – No intervalo, o técnico Paulo Porto tirou Vinícius Golas e Jô, colocando em campo Tinga e Adilson Bahia. O Pelotas passou a “amassar” o Lajeadense em busca do gol de empate, que levaria a decisão para os pênaltis. Adilson Bahia teve duas chances. Na primeira, depois do erro de Giovani, Laerte salvou quase em cima da linha. Na segunda, a bola foi para fora. O meia se machucou e teve que ser substituído por Giovane Gomes. Uma perda,  porque ele havia entrando muito bem na partida.

Lajeadense é o verdadeiro Rei das Copas: a quinta em um ano Foto: Alisson Assumpção/DM

Lajeadense é o verdadeiro Rei das Copas: a quinta em um ano
Foto: Alisson Assumpção/DM

A pressão se manteve constante. Léo Mineiro teve mais uma grande chance, mas o Lajeadense se escapou novamente, aos 20 minutos. Giovane Gomes perdeu outro lance claro para a marcação de gol, colocando a bola por cima do travessão, após falha da zaga adversária. O sufoco aumentou depois da expulsão de Lenílson, que demorou demais para sair de campo ao ser substituído. Sem o gol, restou a frustração aos áureo-cerúleos.

Noite de nostalgia e homenagens

Homenagem aos campeões da Seletiva de 2001: Edenilso contra Manga Foto: Alisson Assumpção/DM

Homenagem aos campeões da Seletiva de 2001: Edenilso contra Manga
Foto: Alisson Assumpção/DM

Antes de sofrer intensamente na espera do gol que poderia evitar a derrota e consequentemente dar a chance de o Pelotas ser campeão da Luiz Fernando Costa, o torcedor áureo-cerúleo teve um começo de noite de nostalgia na Boca do Lobo. Teve a oportunidade rever em campo, ídolos como Alexandre Xoxó, Sandro Sotilli, Jorge Mutti, Roberto, Dias, Rafael Dal Ri, Edenilson, entre outros.

Os homenageados foram os campeões da Seletiva do Gauchão de 2001, que se reencontraram na Boca do Lobo – inclusive, com o técnico Guilherme Macuglia, um dos responsáveis pela composição daquele grupo vitorioso. Além da partida diante de um selecionado formado por ex-jogadores do clube, o elenco de 2001 pode receber o reconhecimento do torcedor numa volta olímpica no intervalo do jogo principal, carregando a taça conquistada naquele ano.

Só que os goleadores do passado não inspiraram aos atacantes do presente para que pudessem superar a resistência defensiva do Lajeadense.

PELOTAS (0)

Igor Rayan; Mikael (Itaqui), Samuel, Yuri e Vinícius Silva; Tiago Gaúcho, Vinícius Golas (Tinga), Jô (Adilson Bahia, depois Giovane Gomes), Leo Mineiro (Gilian) e Mikael Severo; Giovani Rosa. Técnico: Paulo Porto.

LAJEADENSE (1)

Giovani; Igor Bosel, Laerte, Basso e Márcio Goiano; Marabá (Reinaldo), Fábio Rosa, Alan Bald (Cleyton), Lenílson e Éder (Quaresma); Ícaro (Ramón). Técnico: Luís Carlos Winck.

Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas. Árbitro: Roger Goulart; assistentes: Júlio César dos Santos e Antonio João Albornoz. Cartões amarelos: Jô, Igor Rayan, Giovane Gomes e Tiago Gaúcho (P); Giovani, Igor Bosel e Éder (L). Expulsão: Lenílson (L). Gol: Ícaro (37min do primeiro tempo).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções