Diário da Manhã

terça, 14 de maio de 2024

Notícias

Fundergs realiza festival paralímpico em Pelotas

07 julho
09:17 2015

Promovido pela Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e pelo seu Polo Regional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, foi realizado em Pelotas nos dias 2 e 3 deste mês o Festival Paralímpico em Pelotas. O evento realizado no Ginásio da ESEF contou com a participação de 75 crianças e jovens de Pelotas, Canguçu e Rio Grande e 60 acadêmicos de Educação Física.

No primeiro dia do Festival foi realizado um curso de capacitação de acadêmicos de Educação Física da UFPel e da Faculdade Anhanguera e um seminário sobre paradesporto.

O segundo dia do Festival Paralímpico foi dedicado à prática esportiva. As atividades ocorreram com as modalidades de bocha, basquete em cadeira de rodas, goalball, judô, tênis de mesa e vôlei sentado. Algumas das modalidades foram praticadas pela primeira vez pela maioria dos jovens de 10 a 16 anos que participaram do evento. Madalena Soares, 12 anos, de Canguçu, conheceu as modalidades no festival.

EVENTO realizado na ESEF reuniu diversas modalidades esportivas

EVENTO realizado na ESEF reuniu diversas modalidades esportivas

“O esporte insere as pessoas com deficiência na sociedade e desenvolve a sua atuação”, afirma Luís Vagner Lopes, professor de Madalena na APAE de Canguçu. A mãe, Teresinha Soares apoiou a idéia do professor Luis Vagner e acompanhou a pequena Madalena, aluna do quinto ano fundamental, ao evento.

Na quinta-feira à noite o evento contou com o professor Alexandre Carriconde Marques,diretor da ESEF/UFPel e do Polo Regional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer da Funder, que abordou o Esporte para Crianças e Jovens com Deficiência. O atleta paralímpico de Esgrima em Cadeira de Rodas, Maurício Stempniak de Lima, falou sobre as vivências no esporte paralímpico. Maurício pratica esgrima há 12 anos e atualmente é acadêmico de educação física. E, fechando o seminário, a professora Claudia Alfama, coordenadora técnica da Faders, que destacou a abordagem e as atitudes que fazem a diferença.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções