Furtos de fios deixam ruas e avenidas da cidade às escuras
O benefício do que era para ser plasticamente belo e de praticidade ímpar durou pouco tempo à disposição da comunidade. Graças à ação da bandidagem. O ponto principal é o acesso à cidade pelo Simões Lopes, tipo quem vem de Rio Grande ou transita pela BR 392. As lâmpadas de Led numa estrutura visualmente agradável serviram por algum tempo à sua finalidade principal. Num curto espaço de tempo, a administração pública de Pelotas através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Infraestrutura correu bastante para evitar prejuízo maior. Ou seja, desde a colocação do serviço ao público, em 2018, foram três às vezes que ele foi suspenso por obra da gatunagem.
A estrutura subterrânea de cabeamento foi invadida, os fios foram levados embora, e a energia se perdeu sem sua funcionalidade, de levar a luminosidade aos usuários do trecho de entrada e saída por aquele lado de Pelotas. A Secretaria fez os consertos, ajustou o sistema e o serviço voltou a funcionar. Veio o segundo e terceiro roubos e o serviço mais uma vez foi atropelado: levaram os fios e deixaram a “escuridão”. A última vez foi no final de dezembro de 2021.
Os acessos à cidade não são os únicos pontos-foco dos ladrões: várias regiões são alvos frequentes dos “amigos do alheio”. O acesso pelo Simões Lopes está prestes a receber uma ação que visa o retorno do serviço juntamente com mais dificuldades às ações dos ladrões. A Secretaria responsável pelo serviço e sua manutenção vai inverter o processo de colocação dos fios, os quais deixarão de ser subterrâneos para ocuparem espaço aéreo. O serviço deverá ser realizado nos primeiros dias da próxima semana.
Outras regiões da cidade que sofrem com o mesmo problema (furtos dos fios) também deverão ganhar sistema que evite a ação dos ladrões. Essa, pelo menos, é a esperança dos gestores e dos usuários.