FUTEBOL : Precaução prevalece em Pelotas sobre a retomada dos treinos
Por: Henrique König
“Seria a única região do estado que poderia receber treinos de futebol. Com toda franqueza, acho precipitado. Já conversei informalmente com o presidente Ricardo Fonseca: são muitos atletas vindos de fora, tem muitos protocolos, que são caros para os clubes, para testes, tem que testar todo mundo, e o futebol é um esporte de muito contato. Não estou fechando a porta (quanto à volta), mas é o princípio da precaução. Os clubes vão entrar em contato conosco, vamos ouvi-los e vamos levar as deliberações para o comitê de crises”, comentou a prefeita Paula Mascarenhas nesta quarta-feira (10).
Ainda sem previsão da volta aos treinos na Boca do Lobo e no Bento Freitas, o discurso do vice-presidente do GE Brasil, Giovanni Alcântara e o do presidente do EC Pelotas, Gilmar Schneider, coincidiu em pelo menos um ponto: a cautela.
Gilmar mostrou-se contrário a jogos em sedes-limitadas, quando se trata de finalizar o campeonato somente em Porto Alegre ou Caxias do Sul, uma das ideias postas ao debate. Segundo o dirigente áureo-cerúleo, é completamente desfavorável pensar um clássico Bra-Pel em Caxias ou o protocolo de fazer os clubes pelotenses viajarem para fora de casa nas três rodadas restantes para o fim da fase de classificação do Campeonato Gaúcho. Ele questionou a possível saída das partidas de Pelotas para outras regiões, sendo que, tanto o Lobo quanto o Xavante, possuem dois dos três jogos que faltam para serem disputados na cidade.
Em entrevista à Rádio Universidade Católica, o capitão do GE Brasil, Leandro Leite comentou sobre o atual momento. “A expectativa é grande, a ansiedade de voltar às atividades com o grupo.”
“Temos treinado dois períodos por dia, também com algumas palestras, para entender a filosofia de jogo dele (Hemerson Maria), a postura que teremos que apresentar dentro de campo, então tem sido um tempo de assimilar os conceitos” – prosseguiu Leandro Leite.
“Será um prazer trabalhar com alguém com o nível que tem o Hemerson Maria. Ele tem tudo para fazermos um grande trabalho, para conquistarmos nossos objetivos”, finalizou sobre a nova comissão técnica, que ainda não conheceu, presencialmente, o grupo de jogadores xavantes. “Voltaremos melhores, mais fortes do que no início do ano, porque a pré-temporada antes do Gauchão foi muito curta em relação aos concorrentes.”
Enquanto o volante Leandro Leite e os demais jogadores do Xavante seguem no home office, nos trabalhos direcionados pelos preparadores físicos e demais membros da comissão técnica, permanecem as dúvidas para os próximos passos.
Quando a prefeitura irá autorizar um retorno aos treinos por parte dos clubes pelotenses? Leva-se em conta que as próprias agremiações estão cautelosas para voltar, por conta dos riscos para a saúde e dos custos necessários, como apontou Gilmar Schneider em fala na última terça-feira.
Onde serão os jogos para encerrar o Campeonato Gaúcho, que pretende ter bola rolando pelo dia 19 de julho. Pelotas pertence à única região com bandeira amarela entre as regiões dos clubes do Gauchão. E, na incerteza da próxima avaliação, no câmbio da cor das bandeiras a cada sábado, não se sabe se Pelotas permanecerá na condição amarelada.