Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

FUTSAL : Brilhante aguarda o ano de torneios com boas perspectivas

17 abril
09:25 2020

Equipes de Roger Peres, o ‘Traíra’, e de Leon Dode em preparação em casa

Por: Henrique König

No Clube Brilhante desde 1979, Leon Dode, coordenador-geral do Futsal do Esmeraldino, conversou sobre o atual momento. A pausa da tradicional instituição ocorre devido à pandemia do novo coronavírus. Mas nem tudo pode parar. A preparação física segue com aulas online. Tudo isso para não cessar o ritmo forte das categorias de base do futebol de salão, que promete boas campanhas na Liga Gaúcha.

No final de março, nenhum treino mais no ginásio. Os experientes Leon Dode e Roger Traíra tiveram que orientar seus alunos em atividades para serem feitas em casa. A exemplo do que havia frisado Henrique Braga, responsável pela BR Futsal na cidade de Pelotas, Leon confirma que a expectativa inicial da Liga Gaúcha era iniciar competições em 30 de maio. Mas uma nova reunião a ser orientada nas videoconferências deve prorrogar essa paralisação no cronograma de torneios.

Décadas de história nas quadras fazem do Brilhante uma das referências estaduais Foto: Divulgação / CB

Décadas de história nas quadras fazem do Brilhante uma das referências estaduais
Foto: Divulgação / CB

Planejamento

Ex-diretor, vice-presidente e superintendente no Clube Brilhante, Leon Dode conta que as atividades do Futsal esmeraldino iniciaram em fevereiro. Foi feita a pré-temporada e os treinos percorriam dentro do planejado. As categorias em funcionamento no clube são a chamada escolinha, a sub-11, a sub-13 e a sub-15, preparadas para competir na Liga Gaúcha.

Novidade na vida do técnico, aulas online tomaram conta do prognóstico. Roger Peres, o Traíra tem comandado as atividades, repassam e recebem vídeos dos

estudantes na realização das tarefas na companhia do preparador físico Gustavo Fouchy.

Expectativa

Leon afirma que a perspectiva para o desempenho do Brilhante no campeonato estadual era a melhor possível. “Formamos grupos bons, equipes muito boas, inclusive na parte de trocas, de rodagem dos times”, garantiu.

Ele também se mostra satisfeito com a criação da Liga Gaúcha à parte da Federação do estado do Rio Grande do Sul. Elucida que houve divergências entre a diretoria empossada e o que estava na organização. Os clubes que reprovaram as medidas tomadas se revoltaram e decidiram pela Liga separada do comando federativo. Em Pelotas, o Brilhante e a BR Futsal competem nas bases pela nova Liga. O rubro-negro Paulista ficou com o campeonato da Federação.

Maiores informações

Pelo telefone (53)3225-4477 no atendimento do clube, que permanece fechado para suas atividades para associados. Anualmente, Leon Dode conta que a escolinha do Brilhante é utilizada para a formação das equipes posteriores. É feito uma peneira, um período de testes no início dos anos e os times competitivos vão tomando forma. A expectativa é manter o grupo que estava formado antes da pandemia para atuar na Liga Gaúcha quando esta liberar as novas datas de competição.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções