Diário da Manhã

quinta, 26 de dezembro de 2024

Notícias

GALERIA DO IFSUL : Exposição “Preto, toda cor”

GALERIA DO IFSUL :  Exposição “Preto, toda cor”
17 novembro
09:42 2022

Nesta quinta às 11h, abertura da mostra de Jonas Santos

Por Carlos Cogoy

Pinturas, desenhos, colagens e técnica mista, são alguns dos recursos utilizados pelo artista visual Jonas Fernando Martins Santos, que estarão na mostra individual que abre hoje na Galeria Cultural, situada no prédio da Reitoria do IFSul – rua Gonçalves Chaves 3.218. Às 11h, acontece a abertura da exposição “Preto, toda cor”, que reúne vinte criações do artista pelotense. Conforme divulgação, trata-se de uma seleção das obras criadas em quinze anos. A organização e a curadoria da exposição, são da Coordenadoria de Cultura e Eventos da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) do IFSul. Visitação até 2 de dezembro, das 9h30min às 16h.

MOSTRA conforme organizadores: “Jonas expõe máscaras e também evidencia os rostos e as etnias por baixo da pintura, humaniza deuses africanos, tornando-os mais parecidos conosco, permitindo também uma leitura mais objetiva e direta por parte do espectador. O principal questionamento da exposição, de acordo com o artista pelotense, é a abordagem da cor preta, relacionando-a à pessoa negra, já que ‘temos uma ideia do preto e do negro, que remete aos séculos de racismo, e uma equivocada construção ocidental. Portanto, há urgência em novas abordagens e ressignificações’, reflete ele”. E Jonas acrescenta que a mostra “tanto lança um olhar de contemplação ao equívoco histórico, quanto sorri para novos e oxigenados pensares artísticos”.

JONAS – Em 1989 o artista visual Jonas Santos, definiu que viveria profissionalmente da sua arte. Desde então, realiza mostras, ministra cursos e oficinas, e está à frente de vários projetos. Em 2000, conforme recorda, integrou a Casa de Cultura Lázaro Zamenhof, iniciativa de Gil Bandeira. Seis anos depois, participaria do “Quilombos Urbanos”, projeto que reuniu artistas visuais negros, como Zé Darci, Paulo Corrêa, Laura Barbosa, Edilaine Dutra e Valdir Ferreira. Há quase quinze anos, idealizou a “COOPERARTE – Arte e Ações Integradas”, que já realizou dezenas de atividades artístico-culturais. Como autor de HQ, lançou “Espírito Livre – Dias Rubros” (100 páginas), publicação viabilizada através de edital do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA), da Secult. Nas pinturas da série Orixás, temas como Xangô, Iansã, Oxóssi e Iemanjá. Com o projeto “Itinerâncias”, expôs em locais como o Salão Nobre da Prefeitura, Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), Clube Cultural Fica Ahí Pra Ir Dizendo, Mercado Público e Faculdade de Educação (FaE/UFPel).

Comentários ()

Seções