Diário da Manhã

terça, 07 de janeiro de 2025

Notícias

GASTRONOMIA GAÚCHA : Cultivares da Embrapa fazem parte de documentário

17 julho
09:25 2015

Variedades de pimenta, o arroz Cachinho e os butiás são os eleitos para representar as origens culinárias no Estado. A atividade se estende para promoção dos valores culinários do Pampa no centro do país. O foco será o espaço para a gastronomia gaúcha na revitalização do Mercado Público de São Paulo.

Na última  segunda, o chef gastronômico Marcos Livi visitou a Embrapa Clima Temperado para  coletar dados sobre o portfólio de cultivares desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para a Região Sul do País. Desde sua participação na Fenadoce, através do Festival Gastronômico, no mês de junho, Marcos ficou impressionado com a  variedade de produtos resultantes dos trabalhos de pesquisa. Ele percorre o Rio Grande do Sul para reunir informações que valorizem as origens culinárias do estado e produzir um documentário a ser apresentado em uma aula-show no Rio Grande do Sul e em um espaço para revitalização do Mercado Público na cidade de São Paulo.

Longe de itens tradicionais à mesa, Marcos veio em busca de iguarias diferenciadas. Para a preparação de seus pratos culinários, ele isenta a presença de proteína animal. O chef de cozinha despertou sua atenção às frutas nativas como o butiá, as variedades de pimentas e o arroz cachinho, os quais serão usados na aula-show, que ele produzirá esse mês, no evento Prazeres da Mesa, em Porto Alegre/RS.   Ele também conheceu a diversidade de abóboras e batatas-doce, que poderão fazer parte de sua lista de pratos culinários. Ele gravou parte de seu documentário tendo como cenário a Unidade de pesquisas.

A  AULA-SHOW

Inspirado no poeta gaúcho Mário Quintana, o tema escolhido pelo chef de cozinha para sua apresentação éO passado não encontra o seu lugar, ele está sempre presente. Marcos Livi recupera especialidades típicas da região Sul. “A ideia é mostrar que a culinária gaúcha, vai além do churrasco e que a região dos Pampas traz ricas informações culturais, com cardápios recheados de contrastes, de suas origens”, revela.

O chef de cozinha não deixa dúvidas de que a culinária do Sul do país é propícia para influenciar a elaboração de pratos paulistas. Com essa certeza, ele pretende levar as informações referente ao desenvolvimento de cultivares produzidas pela Embrapa para revitalização do Mercado Público de São Paulo, que terá um espaço reservado aos valores culinários do Pampa.

O chefe de cozinha Marcos Livi vai usar a diversidade dos produtos da região Sul para compor o documentário que será motivador de aula-show e do projeto de revitalização do Mercado Público de S.Paulo

O chefe de cozinha Marcos Livi vai usar a diversidade dos produtos da região Sul para compor o documentário que será motivador de aula-show e do projeto de revitalização do Mercado Público de S.Paulo

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções