Diário da Manhã

domingo, 19 de maio de 2024

Notícias

GASTRONOMIA : “Sarará Crioulo” surge para inovar a culinária doceira

GASTRONOMIA :  “Sarará Crioulo” surge para  inovar a culinária doceira
01 fevereiro
09:43 2022

Mister Negrinho considera a o doce autoral como inclusão social

Por Carlos Cogoy

Criatividade é característica que identifica a trajetória artística do pelotense Eduardo Amaro. O filho da Griô Sirley Amaro – falecida em 2020 -, já teve fases dedicadas à música e interpretação cênica. Em março, no dia 10, estará comemorando o sexto ano de sua mais recente iniciativa artístico-cultural. Com trajes coloridos, óculos estilizados e cartola, ele tem personificado o Mister Negrinho, cujo lema é “o docinho que virou gente”. O nome do personagem é uma alusão ao doce “brigadeiro”, uma das especialidades de Eduardo na cozinha. Neste mês, no entanto, ele lançou uma novidade gastronômica, o doce “Sarará Crioulo”. A produção é artesanal, e a prioridade da distribuição é a zona norte, onde reside o artista. Conforme Eduardo, não se trata apenas de uma nova receita, mas de “inclusão social através da culinária doceira”.

SARARÁ CRIOULO também é música que se tornou sucesso na voz de Sandra de Sá. Eduardo reflete sobre a trajetória, bem como o simbólico representado pelo doce, e menciona versos da canção: “Você ri da minha roupa; Você ri do meu cabelo; Você ri da minha pele; Você ri do meu sorriso; Verdade é que você; Tem sangue crioulo; Tem cabelo duro; Ah sarará crioulo”. Eduardo acrescenta: “A ideia de produzir doces já é antiga. Desde pequeno, que gosto de cozinhar, criando quitutes, e pratos diferentes. Amo gastronomia. Penso em me especializar no assunto. As receitas nasceram em parte, do aprendizado proporcionado pela Dona Sirley, e foram acrescidas de pesquisas na internet. Antes do inédito Sarará Crioulo, eu já fazia o tradicional e conhecido ‘Negrinho’, brigadeiro de chocolate, e também o branquinho. O Sarará Crioulo tem a ver com inclusão por conta da cultura dos doces. Então, é tudo delírio de criador. Quem cria com facilidade, como eu, está sempre recebendo constantes inspirações”. Contatos via Facebook, acessando Eduardo Misternegrinho Amaro.

PANDEMIA alterou a rotina do personagem Mister Negrinho, que precisou se reinventar através das redes sociais. Após dois anos, a vacinação finalmente foi se ampliando no País. No entanto, uma nova variante, neste inicio de ano, alerta para o grande contágio com a Covid 19. Para Mister Negrinho, o período tem sido muito difícil. Ele e o personagem, como diz vacinaram-se três vezes. A retomada gradativa da presença no Mercado Público, interagindo com o público, mantém-se, porém, com redobrados cuidados sanitários. “É muito doloroso não poder interagir com o público. Não poder abraçar as pessoas, e interagir com alegria, tornou os dias frios e tristes. Mas isso é o que devemos fazer. Nos cuidar e preservar ao máximo, até que tudo volte ao normal. Dói demais estar distante do Mercado Central, e do público que admira e respeita minha proposta de trabalho interativo e cultural. Ao mesmo tempo, devemos tomar todo cuidado para não contrair o vírus. Mas necessito gerar renda. Então, quando o faço através da venda dos doces, tomo as corretas medidas de proteção”, diz Eduardo Mister Negrinho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções