GATOS : Caça continua na Gonçalves Chaves
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da prefeitura continua capturando gatos que se alojaram na casa abandonada da rua Gonçalves Chaves, 858, em pleno centro da cidade. Previsões indicam que há, ainda, cerca de 40 felinos no imóvel.
A apreensão é difícil e exige a montagem de armadilhas, já que os animais não são domesticados, não atendem a chamados e escondem-se em locais inacessíveis quando percebem a presença de alguém.
O agente fiscal do CCZ, Guilherme Kaster, informa que a prefeitura vem atuando desde o ano passado na captura daqueles felinos e que 30 já foram castrados. “Uma vizinha permitia a entrada da equipe por um acesso que passava por sua casa. Depois, houve a proibição e passamos um tempo com as ações suspensas. Então, um grupo de protetores de animais conseguiu a chave e nos disponibilizou, possibilitando a instalação das armadilhas.”
Kaster salienta que as capturas diárias são em pequeno número – uma média de duas a três, pois os gatos vão em busca de alimento somente quando não sentem a presença de humanos. “A projeção indica que levaremos mais de um mês para recolher todos.”
Após apreendidos, os gatos são levados para uma área adaptada no Canil Municipal, para permanência passageira. Os que estão sadios vão para esterilização via convênio entre a prefeitura e a SOS Animais. Os que precisam de cuidados são encaminhados para tratamento de eventual doença, através do convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas, onde também são vacinados e desverminados.
Com a saúde restabelecida, esterilizados e imunizados, os gatos são mantidos provisoriamente no Canil durante dez dias, à espera de adoção. Não havendo interessados, por determinação da Lei 5.086, os felinos são devolvidos ao local de origem.
“É importante que a população entenda que o Canil não é gatil. As instalações foram adaptadas pelo fato ser excepcional”, frisa Kaster.