GAUCHÃO 2014 : Inter manda no Rio Grande do Sul
Com goleada de 4 a 1 diante do Grêmio, o Colorado mantém hegemonia estadual com o tetracampeonato
O Internacional não deixou dúvida quanto a sua superioridade no Campeonato Gaúcho de 2014. Foi o time de melhor campanha na primeira fase. Passou com autoridade pelo jogo eliminatório das quartas e das semifinais, eliminando Cruzeiro e Caxias. Já final contra o Grêmio, a equipe colorada construiu duas vitórias inquestionáveis: 2 a 1, de virada, na Arena; e 4 a 1 no Centenário em Caxias do Sul. O Inter mantém a hegemonia no Rio Grande do Sul, conquistando o tetracampeonato.
No Gre-Nal 401 disputado neste domingo, o Grêmio tinha a necessidade de ganhar por dois gols de diferença ou com vantagem mínima, desde que fizesse três ou mais gols. Mas o máximo que conseguiu foi escapar de uma goleada histórica. O Inter chegou a estar vencendo por 4 a 0, enquanto a torcida gritava “olé” nas arquibancadas do Centenário.
Bem que o Grêmio tentou fazer pressão sobre a defesa adversária, com marcação adiantada. Mas faltou criatividade ao time de Enderson Moreira. Sem posse de bola, o Inter não conseguia atacar. Quando chegou à área gremista, fez 1 a 0. Werley errou e Rafael Moura recuou para D’Alessandro, que, de pé direito, colocou a bola no canto.
No começo do segundo tempo, o Internacional foi arrasador. Aos quatro minutos, atacou pela direita com Aránguiz e Alan Patrick. A bola sobrou para Alex, que deu um toque sutil para desviar de Marcelo Grohe. Em seguida, Dudu cometeu pênalti em D’Alessandro. Alan Patrick cobrou e ampliou a vantagem. Atônico, o Grêmio tomou três gols em oito minutos. Alex fez o quarto do Colorado. O gol de honra do Tricolor foi contra de Ernando, após grande jogada de Dudu.
Domínio vermelho
O Internacional disparou como o maior vencedor do Campeonato Gaúcho. São 43 títulos. Desde 2000, o domínio vermelho é absoluto: são 10 taças estaduais. O resultado desde domingo aumentou o jejum do Grêmio, que não dá uma volta olímpica desde 2010. E ficou para trás na disputa por títulos na história do Gauchão. Está com 36.
No Gauchão de 2014, o Inter disputou 19 partidas. Empatou com Grêmio e São José – jogos da primeira fase. E perdeu uma única vez: 1 a 0 para o Veranópolis, quando o técnico Abel Braga optou pela escalação de reservas. Seja com os titulares, com os reservas ou com o time sub-23, que disputou as primeiras partidas da competição, o Colorado foi soberano.
Ficha Técnica
INTERNACIONAL (4)
Dida; Gilberto, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz e Alex (Juan); D’Alessandro (Jorge Henrique) e Alan Patrick (Ygor); Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.
GRÊMIO (1)
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Maxi Rodríguez), Riveros, Ramiro e Alán Ruiz (Léo Gago); Dudu e Barcos. Técnico: Enderson Moreira.
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Árbitro: Márcio Chagas da Silva; assistentes: Marcelo Barison e Julio Cesar Santos. Cartões amarelos: Fabrício e D’Alessandro (I): Edinho, Riveros, Maxi Rodríguez, Léo Gago e Barcos (G). Expulsões: Willians (I) e Pará (G). Gols: D’Alessandro (27min do primeiro tempo); Alex (4min e 12min) e Alan Patrick (10min do segundo tempo).