GAUCHÃO : Xavante está na semifinal
Vitória sobre o Lajeadense em Rio Grande coloca o Brasil na próxima fase para enfrentar o Internacional
O adversário, Lajeadense, era o “campeão de tudo”. E o jogo, apesar de o mando ser do Brasil, era no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Mas mais uma vez o time de Rogério Zimmermann fez o dever de casa, emprestada, venceu por 2 a 1, e garantiu classificação à fase semifinal do Gauchão 2015. Vai enfrentar o Internacional, que ontem no Beira-Rio, sofreu para eliminar o Cruzeiro, nas penalidades. Primeiro jogo será, em princípio, no Aldo Dapuzzo; segundo, em Porto Alegre.
A partida começou com as duas equipes buscando o ataque somente na “boa”. Até os primeiros 25 minutos, os goleiros Eduardo Martini, aos 10 e Giovani, aos 21, fizeram uma boa defesa cada um, e ajudaram a manter o placar igual. Mas, aos 31, Diogo Oliveira cobrou falta com extrema categoria e colocou o Xavante na frente: 1 a 0. Golaço. E o jogo “caminhava” para o final da primeira etapa com vitória rubro-negra. Aí, aos 46, o árbitro Leandro Vuaden enxergou uma falta de Eduardo Martini no atacante do Lajeadense e marcou penalidade. Gilmar cobrou e igualou: 1 a 1. Indignação total no lado xavante.
O Brasil voltou para o segundo tempo determinado a continuar na competição. E o jogo continuava equilibrado. Novamente os goleiros foram bem nas duas chances criadas. Martini defendeu uma; Giovani, repetiu. Aos 29, mais uma vez Diogo Oliveira apareceu para cruzar na área do Lajeadense, onde entrava Wender. O lateral da seleção da fase inicial do Gauchão pegou como manda o “manual”, sem chances para Giovani: 2 a 1. Começava a festa rubro-negra nas arquibancadas do Aldo Dapuzzo e em Pelotas.
“É muita alegria, é um momento especial, para ser comemorado”, disse um eufórico Rogério Zimmermann em meio a festa rubro-negra.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2x1 LAJEADENSE
BRASIL: Eduardo Martini; Wender. Cirilo, Brock e Rafael Forster; Leandro Leite, Nunes, Diogo Oliveira(Galiardo) e Felipe Garcia(Márcio Jonatan); Alex Amado(Cleiton) e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.
LAJEADENSE: Giovani; Tiago Machado(Igor), Camilo, Everton e Rafael Gava; Mateus, Marcio Goiano(Ermel), Marabá e Paulo Josué; Gilmar(Ramon) e Maico. Técnico: Luiz Carlos Winck
ARBITRAGEM: Leandro Vuaden, com Marcelo Barisone José Eduardo Calza.
CARTÕES AMARELOS: Eduardo Martini, Leandro Leite e Leite, do Brasil; Giovani, Gilmar, Maico e Ramon, do Lajeadense.
LOCAL: Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande.