Diário da Manhã

quinta, 09 de janeiro de 2025

Notícias

Geada e granizo provocam quebra na safra de pêssego

Geada e granizo provocam quebra na safra de pêssego
21 setembro
09:47 2015

Apesar de o calor fora de época ter acelerado um pouco a produção, a geada e o granizo que caíram nos últimos dias prejudicaram a safra.

O calor animou os produtores rurais da colônia de Pelotas, mas essa disparada na temperatura acabou saindo pela culatra e prejudicou a safra. Como o granizo e a geada vieram logo após o calor, estas intempéries atingiram a fruta madura, o que acaba por danificar o produto ainda mais. O empresário rural Vagner Mendes calcula perdas de até 20% na produção de frutas como pêssego, ameixa e uva. Os agricultores da região costumam contar com perdas que ficam em torno de 10%, os agricultores acreditam que o prejuízo em 2015 deve passar de 30% da produção.

Vagner Mendes, integra cooperativa de 17 produtores

Vagner Mendes, integra cooperativa de 17 produtores

Para o próximo ano, os produtores da zona rural de Pelotas terão de superar a produção de 2015 para abater os prejuízos. Segundo Vagner Mendes, para além das intempéries, esta safra foi menor que em 2014 também por que muitos produtores estão optando pela soja, já que o grão necessita de menos mão-de-obra e tem preço mais atraente no mercado. O empresário rural acredita que a safra de 2015 levará muitos produtores a fazerem a mesma opção.

A cooperativa de 17 produtores, da qual Vagner faz parte, foi formada em 1976 e é uma parceria para distribuir os produtos na cidade, dando vazão à produção da colônia. “Hoje, todos os cooperativados podem ter um trator na garagem”, comemora Vagner, destacando os benefícios da economia cooperativada que os agricultores implementaram.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções