Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Gestantes e puérperas recebem segunda dose da vacina

Gestantes e puérperas recebem segunda dose da vacina
23 setembro
09:36 2021

Nesta quinta-feira (23), idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos receberão dose de reforço. Já profissionais da educação e pessoas com 18 anos ou mais serão imunizados com a segunda dose

Dentro do processo de aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus, nesta quarta-feira (22), 449 gestantes e puérperas (que tiveram filhos há 45 dias), que receberam a primeira dose da Pfizer em junho, completaram a imunização no drive-thru do Centro de Eventos e nos bairros.

A vacinação continua nesta quinta (23), quando recebem a terceira dose de reforço, idosos com 70 anos ou mais que tenham concluído o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses, e pessoas com imunossupressão que receberam a segunda dose ou dose única há, no mínimo, 28 dias. A aplicação será no drive-thru, 9h às 17h. Quem não conseguir comparecer aos pavilhões da Fenadoce, poderá se vacinar nos quatro pontos dos bairros, no dia 27, segunda-feira.

449 gestantes e puérperas (que tiveram filhos há 45 dias), que receberam a primeira dose da Pfizer em junho, completaram a imunização no drive-thru do Centro de Eventos e nos bairros.

Além disso, o dia também será dedicado para aplicação da segunda dose em profissionais da educação que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 21 de junho. O local será o IFSul, na Praça Vinte de Setembro, das 9h às 17h.

Happy da Vacina

A Prefeitura também realiza nesta quinta-feira, mais uma edição do Happy Hour da vacinação, para aplicação de segunda dose em pessoas acima dos 18 anos que receberam a primeira dose da Coronavac no dia 25 de agosto. A ação será feita no auditório do Colégio Pelotense, com entrada pela avenida Bento Gonçalves, no Centro, e ocorre das 17h às 21h.

Confira o cronograma de vacinação:

Happy Hour da Vacinação – Auditório Colégio Pelotense , das 17h às 21h

– Quinta-feira (23) – 2ª dose para pessoas com 18 anos ou mais que receberam a 1ª dose da Coronavac no dia 25 de agosto

Drive-thru – Centro de eventos, das 9h às 17h

– Quinta-feira (23) – 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão

– Sexta-feira (24) – 2ª dose para pessoas de 53 e 52 anos ou mais que receberam a 1ª dose da AstraZeneca em 23 e 24 de junho

– Sábado (25) – 2ª dose para pessoas de 51 anos ou mais que receberam a 1ª dose da AstraZeneca no dia 25 de junho

IFSul, das 9h às 17h, Campus Pelotas, Praça 20 de Setembro.

– Quinta-feira (23) – 2ª dose para profissionais da educação que receberam a 1ª dose da Pfizer no dia 21 de junho

Bairros – das 10h às 15h

– Sexta-feira (24) – 2ª dose para pessoas de 53 e 52 anos ou mais que receberam a 1ª dose da AstraZeneca em 24 e 25 de junho- Segunda-feira (27) – 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e para pessoas com imunossupressão

Não esqueça de levar os documentos

Para 2ª dose

  • – documento de identidade;
  • – comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.

Para 3ª dose – Idosos com 70 anos ou mais

  • – documento de identidade;
  • – comprovante de vacinação para comprovar as duas doses ou esquema vacinal completo, com seis meses de intervalo desde a última aplicação.

Imunossuprimidos

  • – documento de identidade;
  • – novo atestado padrão, confeccionado pela Prefeitura, disponível no site do coronavírus. Esse documento é diferente daquele exigido para a primeira dose do grupo de pessoas com comorbidades. Para emitir o documento, os pacientes devem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou algum outro serviço de saúde. A esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que o intervalo entre a segunda ou a dose única, e a 3° dose, seja de 28 dias.

Veja os pontos de vacinação nos bairros:

  • – Pelotas Parque Tecnológico – avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
  • – Colégio Pelotense – Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro (na terça-feira, 21 de setembro, a ação ocorrerá no ginásio da escola)
  • – Associação Rural – Casa da Amizade, av. Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
  • – Paróquia São José, na avenida Duque de Caxias, 520, no Fragata.

Tipos de imunossupressão

Confira abaixo os tipos de imunossupressão e suas descrições, de acordo com a lista de comorbidades incluídas nos grupos prioritários para administração de dose de reforço contra a Covid-19:

  • Imunodeficiência Primária Grave: doenças genéticas ou erros inatos da imunidade que cursam com imunodeficiência severa e predisposição a infecções de repetição
  • Doença Renal Crônica (DRC) em hemodiálise: DRC avançada em que o paciente esteja em terapia substitutiva renal
  • Imunossupressão associada ao HIV: diagnóstico de HIV ou SIDA e presença de CD4 < 200 céls/mm3
  • Imunossupressão associada ao uso de corticoesteróides: uso de corticóide em doses equivalentes a ≥20 mg/dia de Prednisona ou equivalente, por ≥14 dias
  • Quimioterapia para câncer: pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico atual ou nos últimos 6 meses
  • Transplante: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • Doenças imunomediadas inflamatórias crônicas e doença inflamatória intestinal: pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, como doenças Reumatológicas e Doenças Inflamatórias autoimunes (Artrite Reumatoide, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Espondilite Anquilosante, Esclerose Sistêmica, Polimialgia Reumática, Vasculites, etc.) ou Doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune: uso crônico de, pelo menos, 1 das seguintes medicações: METOTREXATO, LEFLUNOMIDA, MICOFENOLATO DE MOFETILA, AZATIOPRINA, CICLOFOSFAMIDA, CICLOSPORINA, TACROLIMUS, 6-MERCAPTOPURINA BIOLÓGICOS EM GERAL (infliximabe, Etarnecept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe), INIBIDORES DA JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe, Upadacitibe).

Orientações importantes

A SMS informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta. Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções