GINÁSIO DO PELOTENSE : Prefeitura assume custos da reforma
Anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Leite, durante cerimônia de assinatura das leis do ProEsporte e do Conselho Municipal de Desporto
“Vamos fazer a reforma do ginásio do Colégio Municipal Pelotense com recursos próprios da prefeitura de Pelotas. Estamos cansados de esperar pelo Ministério da Educação, que no ano passado garantiu o aporte de R$ 1,7 milhão necessário para a obra, mas até agora não liberou. O ginásio está interditado desde 2013 por problemas estruturais e a comunidade escolar não podo esperar mais.” O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Leite em seu pronunciamento no ato de assinatura de duas novas leis de incentivo ao esporte local, na manhã de ontem, no pátio da escola.
A Lei de nº 6.218, que institui o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte de Pelotas (ProEsporte), e a de nº 6.217, que reestrutura o Conselho Municipal de Desporto (CMD) – foram muito bem-vindas por atletas amadores e profissionais de diferentes modalidades, que prestigiaram a cerimônia.
“Para a natação será muito importante, pois poderá incentivar novos atletas a competir pela região”, disse o nadador Matheus Schneider, que em 2013 e 2014 foi campeão estadual nos campeonatos de inverno e verão. Hoje é um dos cinco melhores na sua categoria – 50 metros borboleta – no cenário nacional. Após participar do campeonato Maria Lenk, o jovem disputará o Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno Tancredo Neves, em Brasília, e em maio o Campeonato Sul Brasileiro, em Florianópolis.
DURANTE a cerimônia, atletas do projeto Quem Luta Não Briga, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), lutaram Taekwondo sob a coordenação de Rossano Diniz. Camile Streck, de 12 anos, que representará o Brasil em um campeonato na Coreia do Sul, em agosto, e Amanda Santos fizeram uma demonstração do novo equipamento de pontuação eletrônica adquirido pela prefeitura.
O ProEsporte tem por objetivo incentivar o esporte no Município através de recursos oriundos do poder público. O plano é trabalhar em três áreas: esporte de cunho educacional, organização e realização de eventos esportivos com caráter competitivo e esporte de rendimento visando obter resultados positivos em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Cada uma destas linhas é subdividida e contempla o esporte como um todo.
Os projetos serão analisados tecnicamente e depois repassados ao CDM, que também foi reestruturado agora. “Nós vamos apoiar as boas referências no esporte da nossa cidade”, enfatizou Eduardo.
ESTIVERAM presentes a vice-prefeita Paula Mascarenhas, o diretor do Colégio Municipal Pelotense, Artur Katrein; os vereadores Luiz Henrique Viana (PSDB) e Edmar Campos, o Gaúcho (DEM); representando a secretária de Educação e Desporto, Lucia Müller, o superintendente de Desporto, Sérgio Ferreira; o assessor do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, Sadi Sapper e a presidente da Liga Pelotense de Futebol, Ana Ruozo, entre outros representantes da área esportiva local.