Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Governador participa da Abertura da Colheia do Arroz em Capão do Leão

Governador participa da Abertura da Colheia do Arroz em Capão do Leão
23 fevereiro
08:45 2024

Solenidade contou com atos simbólicos e marcou início de programação que segue nesta sexta (23)

O governador Eduardo Leite participou, nesta quinta-feira (22/2), da abertura oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão. A celebração ocorreu na sede da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado.

A cerimônia de abertura integra uma programação que vai até sexta-feira (23/2) e conta com mais de 150 expositores e 50 vitrines tecnológicas. O governador e o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, acompanhados de outras autoridades, participaram de momentos simbólicos – como a passagem da colheitadeira e o ato de descarga dos grãos no silo.

Leite disse que a cerimônia celebra não só a abertura da colheita, mas a superação das dificuldades impostas pelo clima nos últimos anos. “Estamos celebrando também a expectativa de uma grande safra para o Rio Grande do Sul em 2024, algo muito importante, já que nossa nossa economia é vinculada a esses resultados”, destacou.

O Rio Grande do Sul é líder nacional no ranking de produção de arroz, respondendo por cerca de 68% do que é produzido no Brasil e exportando para mais de 65 países. Foram 900.203 hectares de área semeada com arroz na safra 2023/2024 – o que significou um  aumento de 7,17% em relação ao período anterior. Para esta safra, a estimativa é de 7,3 milhões de toneladas produzidas.

Leite ressaltou que o governo vai seguir trabalhando para apoiar os produtores e frisou a importância da pesquisa no setor. Mais de 65% das cultivares utilizadas pelos produtores de arroz do Rio Grande do Sul são obtidas a partir do trabalho do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), que deverá ser fortalecido.

“Vamos atuar para dar ainda mais espaço e condições, para quem empreende no campo, com tecnologia e pesquisa. Desde que equilibramos as contas, estamos trabalhando em uma reestruturação do Irga, a qual esperamos apresentar em breve. Reconhecemos a importância do instituto e a necessidade de sua valorização”, disse.

Feltes enfatizou a qualidade da produção de arroz no Estado. “O setor orizícola representou, na última safra, a consolidação de todos os esforços. Isso certamente se repetirá agora, com um custo de produção menor, uma grande produtividade e a colheita de um produto de excelência”, afirmou.

A Abertura da Colheita do Arroz é um evento realizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), com correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). O patrocínio é do Irga e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

Foto: Gustavo Mansur

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções